Recursos metodológicos para o ensino da modalidade escrita da língua portuguesa para o aluno surdo como segunda língua

Autores

  • Maria Zilda Medeiros da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Henrique Miguel de Lima Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2021v17.61246

Resumo

O presente artigo visou identificar, através de revisão bibliográfica, quais recursos metodológicas foram utilizadas para o ensino da Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua (L2) para alunos surdos. Este artigo foi desenvolvido propondo uma análise qualitativa de publicações sobre o tema abordado, tendo como corpus publicações científicas pesquisadas em sites de repositórios acadêmicos (Portal da Capes, Scielo, Google acadêmico). Foram localizados quatro artigos com o descritor recursos metodológicos para o ensino da Língua Portuguesa como L2 para o aluno surdo. Os resultados foram encontrados com o apoio das pesquisas de alguns autores que desenvolveram estudos para conclusão de cursos, realizados com práticas, como também, estudos bibliográficos. Dessa maneira, pretendemos apresentar estudos referentes aos recursos metodológicos para o ensino da língua portuguesa na modalidade escrita como L2 para alunos surdos. Trazemos como embasamento teórico Quadros (1997, 2004), Honora (2014), Garcez (2008).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

SILVA, M. Z. M. da; SILVA, H. M. de L. Recursos metodológicos para o ensino da modalidade escrita da língua portuguesa para o aluno surdo como segunda língua. DLCV, João Pessoa, PB, v. 17, p. e021002, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2021v17.61246. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/61246. Acesso em: 20 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)