Letramento literário no Ensino Médio

leitores e escritores na construção do saber

Autores

  • Sayonara Abrantes Oliveira Uchoa
  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral Instituto Federal da Paraíba
  • Henrique Miguel de Lima Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Thereza Sophia Jácome Pires Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2017v13n1.34056

Palavras-chave:

Ensino. Leitura. Literatura. Letramento literário.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo apresentar resultados advindos de experiências na intervenção didática, voltada ao letramento literário e de como esta prática contribui para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita no Ensino Médio. Para tal, é descrito o percurso trilhado durante a prática de intervenção, fundamentada na intersecção de contribuições teóricas das áreas de leitura numa visão interativa, de letramento literário e no Método Recepcional de Ensino de Literatura. O texto foi organizado em duas seções destinadas: à discussão teórica sobre leitura, letramento e letramento literário; e à descrição da metodologia, integrada à análise do corpus e articulada com a teoria pertinente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sayonara Abrantes Oliveira Uchoa

DOUTORANDA E MESTRE EM LINGUÍSTICA PELA UFPB. Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS pela Universidade Federal de Campina Grande (2003). Atualmente é efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Agrega experiência como rofessora do ensino médio - SECRETARIA DE EDUCAÇAO DO ESTADO DA PARAIBA, em escolas particulares e na FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE CAJAZEIRAS - FAFIC . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: produção textual, metodologia do trabalho científico, formação e ensino, linguagem e arte.

Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral, Instituto Federal da Paraíba

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). Mestre em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande. Cursando Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - SP. Atuando principalmente nos seguintes temas: aleitamento materno, atenção primária à saúde, leitura, educação em saúde e conhecimento.

Henrique Miguel de Lima Silva, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Letras, Português, Inglês e suas Literaturas pela Universidade de Pernambuco UPE (2009-2012). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Fundação de Ensino Superior de Olinda FUNESO (2012-2013). Especialista em Psicopedagogia Institucional pelo Centro Integrado de Pesquisa e Tecnologia CINTEP (2013-2014). Mestre (2013-2015) e Doutorando (2015) em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba PROLING/UFPB. Pesquisador o Movimento de Experiências Literárias MEL/UPE sob coordenação da professora doutora Avanilda Torres. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção conjunta, multimodalidade, aquisição da li, apontar, multimodalidade, atenção conjunta, multimodalidade, atenção conjunta, aquisição da li, crenças, aquisição, ensino e gestos emblemáticos, holofrases, aquisição da linguagem, bem como nas áreas de Linguística Aplicada; Psicopedagogia e Teorias de Aprendizagem e Desenvolvimento e Língua Portuguesa. Atualmente é Membro do Laboratório de Aquisição da Fala e da Escrita - LAFE/UFPB e do Projeto Variação Linguística no Estado da Paraíba VALPB/UFPB

Thereza Sophia Jácome Pires, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Fonoaudiologia e especialização em Psicopedagogia pelo Centro Universitário de João Pessoa-Unipê. Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Professora da Universidade Federal da Paraíba no curso de Graduação em Psicopedagogia.Tem experiência na área da Psicopedagogia com ênfase em Diagnóstico e Tratamento Psicopedagógico e em Distúrbios da Linguagem. Atua ainda em pesquisas nas áreas relacionadas a Linguagem oral, Leitura,Escrita e Inclusão. Pesquisadora do grupo de pesquisa em Transtornos Infantis,Família e Aprendizagem - NESMEP.

Downloads

Publicado

2017-06-22

Como Citar

UCHOA, S. A. O.; CABRAL, S. A. A. de O.; SILVA, H. M. de L.; PIRES, T. S. J. Letramento literário no Ensino Médio: leitores e escritores na construção do saber. DLCV, João Pessoa, PB, v. 13, n. 1, p. 173–186, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2017v13n1.34056. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/34056. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)