A cultura digital como perspectiva para ensinar e aprender na escola

Autores

  • Eugênio Alexandre Valério Instituto Superior de Educação de Cajazeiras
  • Abraão Vitoriano de Sousa Universidade Federal de Pernambuco
  • Sara Vitoriano de Sousa Roberto Centro de Ensino Superior São Francisco
  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2023v19.65960

Resumo

O presente artigo objetiva caracterizar a perspectiva da cultura digital na escola, apresentando os seus principais desafios e contribuições para o ensino e aprendizagem. A temática surgiu a partir das vivências dos Estágios Supervisionado I e II do curso de Pedagogia (Faculdade São Francisco de Cajazeiras), pelas quais notamos a carência em relação à utilização das novas tecnologias em sala de aula. Além disso, considerando a Base Nacional Comum Curricular, a cultura digital passa a ser vista como uma das competências centrais para a educação básica. Assim, buscamos responder o seguinte questionamento: de que forma a perspectiva da cultura digital pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem na escola? Por meio de uma pesquisa bibliográfica, baseada em Kenski (2007), Santos (2018) e Silva (2011); compreendemos essencialmente que a inserção da cultura digital na escola pode favorecer um ambiente de reflexão, criticidade e criatividade, o que demanda uma metodologia adequada ao perfil social do aluno diante da sociedade do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-04-04

Como Citar

VALÉRIO, E. A.; SOUSA, A. V. de; ROBERTO, S. V. de S.; CABRAL, S. A. A. de O. A cultura digital como perspectiva para ensinar e aprender na escola. DLCV, João Pessoa, PB, v. 19, p. e023011, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2023v19.65960. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/65960. Acesso em: 14 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)