Paralelos entre sociolinguística e geolinguística

abordagens no livro didático

Autores

  • Jackson Cícero França Barbosa Universidade Estadual da Paraíba
  • Danielli Cristina de Lima Silva

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65181

Resumo

Entendemos que em sua ampla extensão territorial, o Brasil apresenta uma heterogeneidade cultural, social e econômica que se reflete na língua portuguesa, dessa forma, com o intuito de mostrar a contribuição da sociolinguística e da dialetologia para o conhecimento dessa diversidade linguística, este trabalho vem suscitar/provocar reflexões pertinentes à abordagem da geolinguística brasileira nos manuais didáticos de língua portuguesa para o ensino médio. Com base em estudos de Cardoso (2010), Bagno (2007), Travaglia (2009), Ilari & Basso (2009) sobre uma proposta de pedagogia da variação linguística e à luz dos PCN, pretende-se analisar esses manuais e observar quais os tipos de variação são contemplados e como o conceito de norma culta/padrão é trabalhado. Nesse ínterim, pretende-se (re)pensar conceitos existentes, no campo acadêmico, sobre língua, variação e ensino, de maneira que sejam levantadas discussões que estimulem a reflexão de nossos educandos dentro do campo linguístico variacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jackson Cícero França Barbosa, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Linguística (PROLING/UFPB),  Mestre em Linguística pelo mesmo programa. Graduado em Letras Vernáculas pela UFCG. Interessa-se por assuntos relacionados ao Funcionalismo linguístico; Sociolinguística e Dialetologia; Oralidades e Escrituras; e Tradições Discursivas.

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

BARBOSA, J. C. F.; SILVA, D. C. de L. Paralelos entre sociolinguística e geolinguística: abordagens no livro didático. DLCV, João Pessoa, PB, v. 18, p. e022003, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65181. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/65181. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)