A leitura do gênero quadrinho e o ensino de variação
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2021v17.65182Resumo
Este relato de experiência apresenta o resultado de uma sequência didática aplicada no 7º ano C da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, em Campina Grande, a qual foi realizada visando o desenvolvimento das competências leitoras dos alunos participantes do processo de intervenção didático-pedagógica, através de atividades de leitura, escrita e análise linguística. Após apresentarmos diversificados gêneros para o trabalho com a leitura dos mesmos, para o bojo das discussões, sugerimos aos alunos a leitura do gênero quadrinho objetivando a possibilidade de envolvimento e reflexão a partir da temática abordada – variação linguística. Levando em consideração que o estudo dos gêneros mostra o funcionamento da sociedade (MARCUSCHI, 2007), como também que o papel da escola é impedir a reprodução das desigualdades e dos preconceitos (BORTONI-RICARDO, 2004; PCNEF, 1998), baseamos a estratégia teórico-metodológica no papel (e no reconhecimento deste) dos alunos em situações de interação e no desenvolvimento de competências linguístico-discursivas, uma vez que toda abordagem centra-se em diversas possibilidades de exposição oral dos falantes da língua portuguesa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 DLCV - Língua, Linguística & Literatura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.