A leitura do gênero quadrinho e o ensino de variação
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2021v17.65182Résumé
Este relato de experiência apresenta o resultado de uma sequência didática aplicada no 7º ano C da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, em Campina Grande, a qual foi realizada visando o desenvolvimento das competências leitoras dos alunos participantes do processo de intervenção didático-pedagógica, através de atividades de leitura, escrita e análise linguística. Após apresentarmos diversificados gêneros para o trabalho com a leitura dos mesmos, para o bojo das discussões, sugerimos aos alunos a leitura do gênero quadrinho objetivando a possibilidade de envolvimento e reflexão a partir da temática abordada – variação linguística. Levando em consideração que o estudo dos gêneros mostra o funcionamento da sociedade (MARCUSCHI, 2007), como também que o papel da escola é impedir a reprodução das desigualdades e dos preconceitos (BORTONI-RICARDO, 2004; PCNEF, 1998), baseamos a estratégia teórico-metodológica no papel (e no reconhecimento deste) dos alunos em situações de interação e no desenvolvimento de competências linguístico-discursivas, uma vez que toda abordagem centra-se em diversas possibilidades de exposição oral dos falantes da língua portuguesa.
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