COMENTÁRIOS SOBRE OS CONCEITOS DE CARÁTER INTELIGÍVEL, CARÁTER EMPÍRICO E CARÁTER ADQUIRIDO EM SCHOPENHAUER.

Autores

  • André Luiz Simões Pedreira Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia

Resumo

Nosso artigo pretendeu comentar a teoria dos caracteres de Schopenhauer, por meio de um estudo dos conceitos de caráter inteligível, caráter empírico e caráter adquirido, no intuito de compreender sua tese da imutabilidade do caráter com fins ao entendimento de que apesar de visões distintas acerca dos caracteres, Schopenhauer e Kant convergem com relação à solução do impasse da doutrina da coexistência da liberdade com a necessidade. Para a realização da proposta, utilizou-se da obra magna de Schopenhauer, a saber, O Mundo como Vontade e Representação (1819) que foi basilar na tessitura do texto que ora se apresentou, embora algumas passagens da primeira crítica de Kant e de alguns comentadores tornaram-se igualmente importantes para o desenvolvimento do percurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Simões Pedreira, Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia

Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) - Área de Filosofia

Referências

CACCIOLA, Maria Lúcia Melo e Oliveira. Schopenhauer e a questão do dogmatismo. São Paulo: UNESP, 1994.

JANAWAY, Christopher. Schopenhauer. Trad. Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

HOZ, V. G. Dicionário de Pedagogia. Barcelona: Editorial Labor, 1970.

PERNIN, Marie José. Schopenhauer: decifrando o enigma do mundo. Tradução de Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Tradução de Valério Rohden e Udo Baldur Moosburger. 3ªed. São Paulo: Nova Cultural, 1987-88.

SANTANA, Kleverton Bacelar. Sobre a IV motivação na Psicologia de Schopenhauer. Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anais), 2004.

____________. Schopenhauer e a impossibilidade da educação moral: comentário do capítulo XXVIII dos Paralipomena. Colóquio Internacional sobre Schopenhauer. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2009.

SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e representação. Tradução: Jair Barboza. São Paulo: UNESP, 2005.

____________. El mundo como voluntad y representación II (Complementos). Tradução: Pilar López de Santa Maria. Madrid: Editorial Trotta, 2005.

____________. Aforismos para sabedoria de vida. Tradução: Jair Barboza. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

____________. Sobre o fundamento da moral. Tradução: Maria Lúcia Mello e Oliveira Cacciola. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

2017-08-05

Como Citar

PEDREIRA, A. L. S. COMENTÁRIOS SOBRE OS CONCEITOS DE CARÁTER INTELIGÍVEL, CARÁTER EMPÍRICO E CARÁTER ADQUIRIDO EM SCHOPENHAUER. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 60–80, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/34255-78673. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Filosofia da Educação