AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICO-REFLEXIVOS
Resumo
Este artigo pretendeu refletir sobre a importância da Filosofia na formação crítica do estudante por meio de um estudo sobre Formação Docente, Currículo e Prática Pedagógica. O objetivo desta proposta emergiu do pressuposto de que a Filosofia, enquanto prática reflexiva permanente, pode assegurar a esses estudantes uma implicação profunda no entendimento dos problemas educacionais contemporâneos, garantindo, assim, uma prática e uma formação intelectual coesas, capazes de produzir melhorias, se não na prática, ao menos nas formulações das soluções possíveis frente aos problemas da Educação. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do artigo foi a revisão de bibliografia, que se erigiu por meio do estudo de diversos autores, sendo alguns mais fundamentais à reflexão apresentada, a saber, (ARANHA, 2006) (BACELAR, 2010); (CRUZ, 2009); (PIMENTA, 2002); (RORTY, 2012).
Downloads
Referências
ARANHA, Maria Lúcia de. Filosofia da Educação. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2006.
SANTANA, K. BACELAR. Schopenhauer e a impossibilidade da educação moral: comentário do capítulo XXVIII dos Paralipomena. Colóquio Internacional sobre Schopenhauer. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2009.
FERREIRA, F.H.G. & BARROS, R.P.D. Education and Income Distribution in Urban Brazil, 1976-1996. In: Cepal Review, 0(71), 2000, p. 41-61. Disponível em: http://www.eclac.cl/publicaciones/default.asp?idioma=IN.
MACEDO, Roberto Sidnei. A etnopesquisa crítica e multireferencial nas ciências humanas e na educação. 2ª ed. Salvador: EDUFBA, 2004.
MOREIRA, Antônio Flávio B.; SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.) Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2002.
PEREIRA, Amilcar Araújo. “Por uma autêntica democracia racial!”: os movimentos negros nas escolas e nos currículos de história. Revista História Hoje. Vol. 1. nº 1.
PIMENTA. Selma Garrido. Professor Reflexivo: construindo uma crítica. UNESP: 2002.
RORTY, Amélie Oksenberg. Philosophers on Education: New Historical Perspectives. In: RORTY, Amélie Oksenberg. (Org.) The Ruling History of Education. London/New York: Routledge, 1998.
SCHWARTZMAN, Simon. Os desafios da educação no Brasil. Oxford: janeiro/março de 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Educare (Online)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.