APONTAMENTOS E REFLEXÕES SOBRE PERSPECTIVAS DE CURRÍCULO NA TRADIÇÃO EDUCACIONAL

Autores

  • André Luiz Simões Pedreira Universidade do Estado da Bahia (Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - Campus XX).

Resumo

Este artigo buscou refletir sobre as teorizações existentes na tradição educacional acerca do currículo com vistas ao entendimento das razões da centralidade do conhecimento em seu processo de elaboração. Seu objetivo foi compreender como as perspectivas de currículo, em seus diferentes autores, pensaram o conhecimento, em sua função e importância, no contexto da escola. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do artigo se erigiu por meio da revisão de bibliografia, mediante a escolha de três autores que, em sua narrativa teórica, foram fundamentais à discussão aqui empreendida, a saber, (MACÊDO, 2012); (KLIEBARD, 2011) e (MONTEIRO, 2013).

Palavras-chave: Currículo. Conhecimento. Escola.

 

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Biografia do Autor

André Luiz Simões Pedreira, Universidade do Estado da Bahia (Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - Campus XX).

Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/FE); Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA/FACED). Professor Assistente de Filosofia Epistemologia e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - Campus XX.

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Publicado

2019-03-05

Como Citar

PEDREIRA, A. L. S. APONTAMENTOS E REFLEXÕES SOBRE PERSPECTIVAS DE CURRÍCULO NA TRADIÇÃO EDUCACIONAL. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 3, n. 1, p. 100–115, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/44783. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Fluxo contínuo