INSTRUÇÃO PRIMÁRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PARAHYBA DO NORTE
Resumo
O texto trata de apresentar os resultados de uma investigação histórica acerca da instrução pública e da formação de professores na província da Parahyba do Norte. O objeto de estudo refere-se a instrução pública primária e sua articulação com a formação de professores, no período de1837 a1883. Neste período, foi dada ênfase a instrução pública enquanto instrumento necessário para a construção de uma sociedade civilizada e moderna. Desta forma, a instrução primária adquire centralidade nos discursos dos gestores públicos locais de época. Nesse processo algumas questões foram postas como necessárias a sua melhoria e modernização: a unificação do ensino e a formação de professores.
Downloads
Referências
ALMEIDA, José Ricardo Pires. Instrução pública no Brasil (1500-1889): História e Legislação. 2. ed. Tradução Antonio Chizzotti. São Paulo: EDUC, 2000.
BOTO, Carlota. A Escola do homem novo: entre o Iluminismo e a Revolução Francesa. São Paulo: Editora da UNESP, 1996.
LEWIN, Linda. Política e parentela na Paraíba. Trad. André Villalobos. RJ: Record, 1993.
ARAUJO, José Carlos Souza [et al.], (orgs.). As escolas normais no Brasil: do império à república. Campinas, SP: Alínea, 2008, p. 107-122.
MOACYR Primitivo. A instrução e o império (subsídios para a História da Educação no Brasil) 1854 -1888 2º Volume. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1937.
MONARCHA, Carlos. Escola Normal da Praça: o lado noturno das luzes. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp. 1999.
PINHEIRO, Antonio Carlos F.; CURY, Claudia Engler (Orgs). Leis e Regulamentos da Instrução da Paraíba no Período Imperial. Brasília: INEP, 2004. Disponível em http://www.inep.gov.br/estatisticas/cdeb_2004/PB.pdf. Acesso em 09/04/2007.
PINHEIRO, Antonio Carlos F. Permanências e mudanças nas prescrições destinadas à Instrução Pública da Parahyba do Norte (1852 A 1864). In: Anais eletrônicos do IX Congresso ibero-americano de História da Educação: educação, autonomia e identidades na América Latina. Rio de Janeiro, RJ: UERJ, 2009b, p. 1-12. (CD-ROM).
VILLELA, Heloisa de O. S O mestre-escola e a professora. In: LOPES, Eliane Marta T.; FARIA FILHO, Luciano Mendes, VEIGA, Cynthia G. (Orgs.) 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 95-134.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Educare (Online)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.