INSTRUÇÃO PRIMÁRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PARAHYBA DO NORTE

Autores

  • Rose Mary de Souza Araújo Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Resumo

O texto trata de apresentar os resultados de uma investigação histórica acerca da instrução pública e da formação de professores na província da Parahyba do Norte. O objeto de estudo refere-se a instrução pública primária e sua articulação com a formação de professores, no período de1837 a1883. Neste período, foi dada ênfase a instrução pública enquanto instrumento necessário para a construção de uma sociedade civilizada e moderna. Desta forma, a instrução primária adquire centralidade nos discursos dos gestores públicos locais de época. Nesse processo algumas questões foram postas como necessárias a sua melhoria e modernização: a unificação do ensino e a formação de professores. 

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Biografia do Autor

Rose Mary de Souza Araújo, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Porfessora e pesquisadora de história da educação, vinculada ao Departamento de Fundamentação da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraiba.

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Publicado

2017-08-05

Como Citar

ARAÚJO, R. M. de S. INSTRUÇÃO PRIMÁRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PARAHYBA DO NORTE. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 40–59, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/35321-81626. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

História da Educação

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