ESCOLA PRIMÁRIA NA PARAHYBA DO NORTE (1884-1886): civilidade e progresso social
Resumo
O texto trata de apresentar os resultados de uma investigação histórica acerca da educação escolar primária na Parahyba do Norte no período de 1884 a 1886. A escola primária foi pensada para promover a civilidade e o progresso social da Província. A análise está fundamentada nas contribuições teóricas de Thompson, Gramsci e de Boto. Tratou-se de uma pesquisa documental a partir das seguintes fontes: leis, regulamentos e portarias que foram publicadas na Província paraibana. Observou-se que a instrução pública primária assumiu o caráter de instrumento necessário para a organização e condução reguladora da sociedade, buscando a manutenção da estrutura de poder vigente.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Rose Mary de Souza. Escola Normal na Parahyba do Norte: movimento e constituição da formação de professores no século XIX. João Pessoa: Tese de Doutorado, 2010. Disponível em https://bdtd.biblioteca.ufpb.br/.
BOTO, Carlota. A Escola do homem novo: entre o Iluminismo e a Revolução Francesa. São Paulo: Editora da UNESP, 1996.
DOLHNIKOFF, Miriam. O pacto imperial: origens do federalismo no Brasil do século XIX São Paulo: Globo, 2005.
FAUSTO, Boris. História concisa do Brasil. SP: Ed. da Universidade de São Paulo, 2001.
GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da história. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.
HOBSBAWM, Eric. Sobre história: ensaios. Tradução Cid Knipel Moreira. São Paulo: Companhia da Letras, 1998.
LOPES, Eliane Marta Teixeira, GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da educação: o que você precisa saber sobre. Rio de Janeiro: DPA, 2001.
MACHADO, Maria Cristina G. O Decreto de Leôncio de Carvalho e os Pareceres de Rui Barbosa em debate – A criação da escola para o povo no Brasil no século XIX. In: STEPHANOU, Maria e BASTOS Maria Helena C. (Organizadoras). Histórias e memórias da educação do Brasil: século XIX. 4 ed. Petrópolis, RJ: vozes, 2011. Vol. II, p. 91-103.
PARAHYBA DO NORTE. Relatório da Instrucção Pública – Directoria da Instrucção Pública em 03 de abril de 1854 [Manrique Victor de Lima] In: Relatorio apresentado á Assembléa Legislativa Provincial da Parahyba do Norte pelo excellentissimo presidente da provincia, o dr. João Capistrano Bandeira de Mello, na abertura da sessão ordinaria em 5 de maio de 1854. Parahyba, Typ. de José Rodrigues da Costa, 1854. Disponível em http://www.crl.edu/content/brazil/pari.htm. Acesso em 06/03/2012.
______. Falla com que o exm. sr. dr. Antonio Herculano de Souza Bandeira, presidente da provincia, abrio a primeira sessão da 26.a legislatura da Assembléa Provincial da Parahyba em 1 de agosto de 1886. Parahyba do Norte, Typ. Liberal, 1886. Disponível em: http://www.crl.edu/content/brazil/pari.htm. Acesso em 17/04/2014.
PINHEIRO, Antonio Carlos F.; CURY, Claudia Engler (Orgs). Leis e Regulamentos da Instrução da Paraíba no Período Imperial. Brasília: INEP, 2004. Disponível em http://www.inep.gov.br/estatisticas/cdeb_2004/PB.pdf. Acesso em 09/04/2007.
THOMPSON, Edward Palmer. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Tradução Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.
Legislação
Regulamento da Instrução Pública Nº. 30 de 30 de julho de 1884. Caixa 65-B, 1883. Arquivo Público Waldemar Bispo Duarte situado na Fundação Espaço Cultural – FUNESC.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Educare (Online)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.