A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA SALA DE AULA TRABALHADA A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL
Resumo
O presente trabalho trata do uso da literatura como proposta para estudos étnico-raciais, de modo que a sua utilização contribua para o ensino da história e cultura dos povos afro-brasileiros e indígenas, além do auxiliar no combate ao racismo no ambiente escolar. É nessa perspectiva que surge a proposta de novas metodologias, com leituras mais engajadas e com o repertório diversificado, propondo o uso de diferentes gêneros literários. Fundamentamos nosso trabalho em Coelho (2000), Dória (2008) e nas legislações vigentes: Lei 10.639/2003, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana (2004) e a Lei 11.645/2008. Desta maneira, esperamos que esse estudo contribua com o conhecimento e o respeito às diversidades étnico-raciais na sala de aula, auxiliando na formação de leitores mais críticos e reflexivos, possibilitando discussões e promovendo uma consciência mais cidadã e humana nos educandos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Educare (Online)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.