Uma única estrofe de um cordel inacabado

Autores

Resumo

Escrever sobre si pode ser desafiador, mas nos permite perceber o quanto nossas experiências estão interligadas a vivências que constituem o tecido do cotidiano. Nesse artigo, disponibilizamos uma narrativa advinda da diversidade de registros escritos que contribuíram com o caráter experimental das diferentes versões do processo formativo. O itinerário singular, de incertezas e desvios sinuosos, entre o processo formativo ofertado pelo ensino superior e os espaços aprendentes e ensinantes da vida em comunidade deu lugar a prosa que constitui a relação com a formação e a transformação daquilo que somos. A partir daí, a experiência aparece na dimensão solitária e silenciosa do exercício de interpretação, arriscado e plural, da oralidade face ao movimento excêntrico que se abre à própria metamorfose, permitindo escapar das interpretações universais para fabricar a abertura de um porvir novo e imprevisível. O percurso trilhado e existencialmente interminável, por isso inacabado, girou em torno de seis seções, finalizada com a trajetória biográfica, apresentada através do gênero cordel, da mestra/artesã Terezinha Gonzaga.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Vinícius Oliveira da Silva, UFPE

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE

Jaqueline Barbosa da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Licenciada em Pedagogia pela UFPE. Atualmente é professora do Núcleo de Formação Docente do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, onde exerce a docência, a extensão e a pesquisa. Nessa mesma instituição coordena o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade (Pibid Diversidade)/MEC-CAPES. É pesquisadora/colaboradora da Red Latinoamericana de Estudios sobre Trabajo Docente (REDE ESTRADO) e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar e Processos Formativos da UNIFEI/MG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em política educacional e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Prática Educativa, Trajeto Formativo, Educação Não Escolar e Narrativas (Auto)Biográficas.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Como Citar

SILVA, A. V. O. da; SILVA, J. B. da. Uma única estrofe de um cordel inacabado . Revista Educare (Online), [S. l.], v. 6, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/65327. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ponto de reflexão