A PRESENÇA DAS REDES ASSOCIACIONISTAS NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS/AS EDUCADORES/AS CAMPESINOS/AS DE BREJO DA MADRE DE DEUS/PE
Resumo
Resumo: Esta pesquisa derivou-se das inquietações que foram fomentadas pelo projeto de pesquisa intitulado “REDES ASSOCIACIONISTAS: instituições, funções e saberes no diálogo com os educadores indígenas de Pernambuco” e das discussões advindas da disciplina eletiva Educação do Campo, ofertada pelo Campus Agreste – UFPE. Assim, nesta pesquisa, buscamos compreender a contribuição das redes associacionistas na atuação profissional dos/as educadores/as campesinos. Para fundamentação teórica servimo-nos do levantamento da literatura da área: redes associacionistas (GOHN, 2011; FREITAS, 2005; SILVA e SILVA, 2013), Educação do Campo (ARROYO, CALDART, MOLINA, 2008; CALDART, 2013; 2014) e Atuação Profissional (NÓVOA, 1995; TARDIF, 2002; TARDIFF e LESSARD, 2008). A pesquisa adotou a abordagem qualitativa (MINAYO, 2009), fazendo uso da análise de conteúdo temática nos resultados das informações (BARDIN, 2009). Dessa forma, elencamos as escolas do campo do setor D, do município de Brejo da Madre de Deus – PE, como campo de empírico de estudo. Logo, utilizamo-nos de questionários e entrevistas junto aos/as educadores/as das escolas do referido setor. De posse dos resultados, advindo dos instrumentos de coleta dos dados, submetemos a análise de conteúdo temática (BARDIN, 2009). Os dados revelaram a existência de diferentes espaços não escolares em Brejo da Madre de Deus – PE, porém, poucos foram os/as educadores/as que evidenciaram a contribuição dos mesmos para a atuação profissional. Assim, compreendemos que as redes associacionistas contribuem na atuação profissional dos/as educadores/as de Brejo da Madre de Deus – PE, embora evidencie indícios da despolitização docente, advinda da desconsideração dos conhecimentos que as mesmas disponibilizam.
Redes Associacionistas. Atuação Profissional. Educação do Campo.
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Referências
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