NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E PROCESSOS AUTOREFLEXIVOS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DO POVO XUKURU
Resumo
Este artigo visa socializar as práticas educativas do povo Xukuru, evidenciando as narrativas de formação como processos autoreflexivos. Como lentes teóricas, aproximamo-nos da concepção de experiência (LARROSA, 2016) e narrativas biográficas (DELORY-MOMBERGER, 2016; JOSSO, 2004; SOUZA, 2007; SUÁREZ, 2017), enquanto narração de sujeitos que reconhecem a si mesmos e se fazem reconhecer pelos outros. Para análise, elegemos a pluralidade de linguagens advindas das narrativas orais, danças, fotografias e contos que compõem as práticas educativas do povo Xukuru de Ororubá, localizado em Pesqueira/Pernambuco-Brasil. As práticas educativas vivenciadas na comunidade e escolas do povo Xukuru aproximam-nos de narrações que nos convidam a compreender a transcendência dos lugares e formas de acesso ao conhecimento.
Palavras-chave: Narrativas Biográficas. Práticas Educativas. Povo Xukuru.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Educare (Online)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.