NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E PROCESSOS AUTOREFLEXIVOS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DO POVO XUKURU

Autores

  • Jaqueline Barbosa da Silva Universidade Federal de Pernambuco /Campus Caruarú.
  • Lúcia Falcão Barbosa Departamento de História – Universidade Rural Federal de Pernambuco

Resumo

Este artigo visa socializar as práticas educativas do povo Xukuru, evidenciando as narrativas de formação como processos autoreflexivos. Como lentes teóricas, aproximamo-nos da concepção de experiência (LARROSA, 2016) e narrativas biográficas (DELORY-MOMBERGER, 2016; JOSSO, 2004; SOUZA, 2007; SUÁREZ, 2017), enquanto narração de sujeitos que reconhecem a si mesmos e se fazem reconhecer pelos outros. Para análise, elegemos a pluralidade de linguagens advindas das narrativas orais, danças, fotografias e contos que compõem as práticas educativas do povo Xukuru de Ororubá, localizado em Pesqueira/Pernambuco-Brasil. As práticas educativas vivenciadas na comunidade e escolas do povo Xukuru aproximam-nos de narrações que nos convidam a compreender a transcendência dos lugares e formas de acesso ao conhecimento.

 

Palavras-chave: Narrativas Biográficas. Práticas Educativas. Povo Xukuru.

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Publicado

2018-05-08

Como Citar

SILVA, J. B. da; BARBOSA, L. F. NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E PROCESSOS AUTOREFLEXIVOS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DO POVO XUKURU. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 2, n. 2, p. 238–254, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/39530. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Sociologia da Educação