Pau-d’arco-roxo (Handroanthus impetiginosus (Mart. ex DC.) Mattos): conhecimento e uso madeireiro em comunidades rurais do nordeste do Brasil

Autores

  • Irineu Campêlo da Fonseca Filho IFPI
  • Brunna Laryelle Silva Bomfim PRODEMA/UFPI
  • Juliana Cardozo Farias PRODEMA/UFPI
  • Fábio José Vieira
  • Roseli Farias Melo Barros UFPI

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2017v11n2.34878

Resumo

Diversas espécies de plantas lenhosas vêm apresentando declínio de suas populações devido à exploração preferencial de madeira, que se configura como a forma mais danosa para essas populações. Este estudo teve como objetivo investigar os usos e conhecimentos referentes aos recursos de madeira de “pau-d’arco-roxo” (Handroanthus impetiginosus (Mart. Ex DC.) Mattos), espécie amplamente conhecida por seu potencial medicinal, ornamental e madeireiro. Realizaram-se entrevistas com auxílio de formulário semiestruturado com todos os chefes de família e/ou responsáveis pela coleta de madeira sobre o conhecimento, preferência e uso da madeira do pau-d’arco, totalizando 28 famílias entrevistadas em duas comunidades do município de Angical do Piauí, no estado do Piauí. Constatou-se que os usos detectados se encaixam nas categorias de construção e tecnologia, não sendo constatado nenhum uso na categoria fitocombustível. A categoria mais citada em ambas as comunidades foi a de construção, devido principalmente ao fato da madeira possuir resistência a xilófagos. A referida planta é amplamente conhecida em ambas às comunidades, sendo que em Novo Horizonte, a mais antiga, apresentou maior diversidade de conhecimento, pois além de maior quantidade de aplicações para a madeira, há um conhecimento mais aprofundado sobre os usos atribuídos à espécie. As informações apresentadas fornecem subsídios para melhor compreensão dos padrões de consumo dos recursos madeireiros da espécie nas comunidades, podendo contribuir na adoção de futuras alternativas de manejo que visem sua garantia para as gerações posteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-07-29

Como Citar

FONSECA FILHO, I. C. da; BOMFIM, B. L. S.; FARIAS, J. C.; VIEIRA, F. J.; BARROS, R. F. M. Pau-d’arco-roxo (Handroanthus impetiginosus (Mart. ex DC.) Mattos): conhecimento e uso madeireiro em comunidades rurais do nordeste do Brasil. Gaia Scientia, [S. l.], v. 11, n. 2, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2017v11n2.34878. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/34878. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)