Etnozooterapia em comunidades do cerrado piauiense, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2020v14n3.51587

Resumo

A Etnozoologia analisa a relação entre as comunidades humanas e a fauna local. A zooterapia se destaca como uma de suas subáreas e apresenta as práticas ligadas ao uso de remédios à base de animais. Objetivou-se analisar o uso medicinal de animais e subprodutos em duas comunidades rurais no cerrado nordestino brasileiro. Desenvolveu-se o estudo a partir da aplicação de formulários semiestruturados a 16 famílias de duas comunidades rurais. As espécies com maior número de citações foram: Lycalopex vetulus (raposa), Gallus gallus domesticus (galinha) e o Euphractus sexcinctus (tatu peba). Foi percebido que devido ao contato com a natureza, comunidades humanas desenvolveram saberes acerca da utilização de medicamentos à base de animais para o tratamento de doenças como gripe, asma e inflamações na garganta. Entretanto, a ação antrópica vem causando impactos ambientais negativos como, por exemplo, uma expressiva diminuição na densidade populacional de diversas espécies de animais na natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tyago Henrique Alves Saraiva Cipriano, IFPI

Acadêmico do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas. Professor na Unidade Escolar José Patrício Franco e Unidade Escolar Manoel Leal, Uruçuí, PI, Brasil.

Diego Pires de Sousa Oliveira, IFPI

Acadêmico do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.

Irineu Campêlo da Fonseca Filho, IFPI

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Professor do Instituto Federal do Piauí – IFPI, Campus Angical, Rua Nascimento, n. 746, Centro, Angical do Piauí, PI, Brasil

Brunna Laryelle Silva Bomfim, Instituto Federal do Piauí - IFPI

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Piauí - IFPI, Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela FACTEC Internacional, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Professora do Instituto Federal do Piauí - IFPI

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

TYAGO HENRIQUE ALVES SARAIVA CIPRIANO; DIEGO PIRES DE SOUSA OLIVEIRA; IRINEU CAMPÊLO DA FONSECA FILHO; BOMFIM, B. L. S. Etnozooterapia em comunidades do cerrado piauiense, Brasil. Gaia Scientia, [S. l.], v. 14, n. 3, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2020v14n3.51587. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/51587. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)