Contexto informacional – o fenômeno da hospitalidade

Autores

  • Nadi Helena Presser UFPE
  • Eli Lopes da Silva SENAC SC
  • Elisabete Werlang SENAC SC

Palavras-chave:

Contexto social. Elementos constitutivos do contexto. Stakeholders. Fatores contextuais. Fluxo informacional. Meios de hospedagem

Resumo

Estudo interdisciplinar na área da Ciência da Informação e do Turismo, na perspectiva de descrever o contexto dos meios de hospedagem e suas particularidades, o qual conforma o fenômeno da hospitalidade no Brasil como um campo de informações. Em sua abordagem metodológica, esta é uma pesquisa descritiva, pois visa à identificação das características que se relacionam com o fenômeno da hospitalidade no processo de produção, comunicação e uso de informação. Numa abordagem social, a caracterização do contexto dos meios de hospedagem evidenciou o campo de informações e, em grande parte, mostrou a natureza das informações às quais as pessoas implicadas são expostas em uma base regular. O estudo identificou dois grupos de elementos constitutivos do contexto – stakeholders e fatores contextuais – que se circundam, interagem e dão forma um a outro, ao tempo em que as informações são produzidas, compartilhadas e usadas, configurando um contexto relacional, dinâmico e socialmente construído.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadi Helena Presser, UFPE

Doutora em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Mestrado em Gestão Pública da Universidade Federal de Pernambuco. Editora Científica da Revista Navus do Senac - Santa Catarina, Brasil.

Eli Lopes da Silva, SENAC SC

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Editor Científico da Revista Navus do Senac - Santa Catarina, Brasil.

Elisabete Werlang, SENAC SC

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Editora Gerente da Revista Navus do Senac - Santa Catarina, Brasil. 

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

Presser, N. H., Silva, E. L. da, & Werlang, E. (2016). Contexto informacional – o fenômeno da hospitalidade. Informação &Amp; Sociedade, 26(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/31032

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa