Gestão do conhecimento e Psicologia: uma interface entre duas ciências

  • Jainne Aragão Carvalho Fernandes Universidade de Brasília
  • Lillian Maria Araujo de Rezende Alvares Universidade de Brasília
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento. Psicologia. Interdisciplinaridade. Bases Conceituais.

Resumo

Apresenta os aspectos interdisciplinares da Gestão do Conhecimento, a partir do estudo das disciplinas científicas que compõem suas bases fundamentais. Em especial, o relacionamento com a Psicologia, por meio dos delineamentos do comportamento humano, dos processos cognitivos, do aprendizado e da criatividade individual, do compartilhamento do conhecimento, da psicologia organizacional e do aprendizado nas organizações. O trabalho não buscou ser exaustivo, pretende somente apresentar algumas interface entre esses campos do conhecimento.  A metodologia é baseada na análise de conteúdo, a partir da coleta e leitura de um corpus documental selecionado. Por fim, propõe-se um mapa conceitual com as perspectivas da Psicologia no contexto da Gestão do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jainne Aragão Carvalho Fernandes, Universidade de Brasília
Bacharel em Biblioteconomia pela UnB, Brasil. Mestranda em Ciência da Informação pela Unb, Brasil
Lillian Maria Araujo de Rezende Alvares, Universidade de Brasília
Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Braspilia, Brasil.  
Publicado
2019-03-27
Como Citar
Fernandes, J. A. C., & Alvares, L. M. A. de R. (2019). Gestão do conhecimento e Psicologia: uma interface entre duas ciências. Informação & Sociedade: Estudos, 29(1). https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2019v29n1.43919
Seção
Artigos de Revisão