Competência em informação: das origens às tendências

Resumo

Apresenta-se a competência em informação, tema considerado de importância para a sociedade contemporânea, desde alguns aspectos histórico-conceituais que envolvem sua origem e as principais mudanças porque tem passado ao longo de sua história. Destacam-se os diferentes fatores que contribuíram para a sua consolidação, salientando-se o seu protagonismo em nível internacional e a sua situação emergente no Brasil. Desse modo, o propósito deste artigo é contribuir com uma descrição teórica a partir de revisão bibliográfica seletiva sobre o tema, oferecendo um panorama desde suas origens até as principais tendências que poderão contribuir para a sociedade brasileira, enquanto um movimento de cidadania e aprendizado ao longo da vida que tem importância vital para que todos tenham acesso e façam uso inteligente da informação e construam conhecimento aplicável às questões de sustentabilidade, desenvolvimento social e inovação no cenário de mudanças em curso.

Palavras-chave: Competência em informação. Habilidades em informação.Competência midiática. Era digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Regina Célia Baptista Belluzzo, Unesp Marília

Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil. 

Publicado
2020-12-29
Como Citar
Belluzzo, R. C. B. (2020). Competência em informação: das origens às tendências. Informação & Sociedade: Estudos, 30(4), 1-28. https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n4.57045
Seção
Artigos de Revisão