Visualização de informação e alfabetismo gráfico: questões para a pesquisa
Palavras-chave:
Letramento visual. Leitura, Infografia. Visualização de informaçãoResumo
A interação entre as tecnologias de visualização de informações e os letramentos do leitor brasileiro é o tema deste trabalho. Com base em uma breve revisão (não exaustiva) da literatura sobre infografia, considera-se a existência de um intervalo, em princípio indesejável, entre os esforços da produção de infográficos (e outras formas de visualização da informação) e a ampliação dos letramentos do leitor. O impacto dessa discrepância tem aumentado em razão de as técnicas de visualização terem cada vez mais circulação social, especialmente por meio da produção jornalística. Faz-se um contraponto entre o discurso que projeta positivamente a visualização de informação e dados oficiais sobre habilidades de leitura de gráficos no Brasil. Constatado o gap entre um e outro, conclui-se pela necessidade de pesquisas que integrem os dois aspectos da produção de sentidos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-05-25
Como Citar
Ribeiro, A. E. (2012). Visualização de informação e alfabetismo gráfico: questões para a pesquisa. Informação &Amp; Sociedade, 22(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/9594
Edição
Seção
Artigos de Revisão
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.