Visualização de informação e alfabetismo gráfico: questões para a pesquisa

Autores

  • Ana Elisa Ribeiro

Palavras-chave:

Letramento visual. Leitura, Infografia. Visualização de informação

Resumo

A interação entre as tecnologias de visualização de informações e os letramentos do leitor brasileiro é o tema deste trabalho. Com base em uma breve revisão (não exaustiva) da literatura sobre infografia, considera-se a existência de um intervalo, em princípio indesejável, entre os esforços da produção de infográficos (e outras formas de visualização da informação) e a ampliação dos letramentos do leitor. O impacto dessa discrepância tem aumentado em razão de as técnicas de visualização terem cada vez mais circulação social, especialmente por meio da produção jornalística. Faz-se um contraponto entre o discurso que projeta positivamente a visualização de informação e dados oficiais sobre habilidades de leitura de gráficos no Brasil. Constatado o gap entre um e outro, conclui-se pela necessidade de pesquisas que integrem os dois aspectos da produção de sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-05-25

Como Citar

Ribeiro, A. E. (2012). Visualização de informação e alfabetismo gráfico: questões para a pesquisa. Informação &Amp; Sociedade, 22(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/9594

Edição

Seção

Artigos de Revisão