Bibliotecas universitárias brasileiras e seus serviços on-line

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Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar os serviços on-line oferecidos nos sites das bibliotecas das 50 universidades brasileiras melhor posicionadas no ranking internacional Webometrics. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, na qual foram levantados e caracterizados os serviços on-line que são oferecidos aos usuários destas bibliotecas. Os sites e os serviços foram analisados em relação às seguintes dimensões: domínio das bibliotecas, identidade do site da biblioteca, bases de dados, catálogos e sistemas, repositórios, notícias e blogs, redes sociais, formas de contato, gestores de referência on-line, disponibilidade de serviços de disseminação. Dentre os resultados, destacam-se: a grande maioria das bibliotecas pesquisadas pertence às universidades públicas; quase todas possuem site com identidade visual própria; pouco mais da metade disponibiliza a consulta em seu catálogo por meio do sistema Pergamum; aproximadamente a metade das bibliotecas utiliza as mídias sociais Twitter e Facebook. Por fim, com base nas características encontradas, recomenda-se que as bibliotecas adotem tecnologias e ferramentas que não demandam grandes investimentos e que podem aumentar o conjunto dos serviços on-line oferecidos, além de incrementar a interação com usuários.

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Publicado

2018-06-05

Como Citar

Muriel-Torrado, E., Dutra, M. L., Macedo, D. D. J. de, & Matias, M. (2018). Bibliotecas universitárias brasileiras e seus serviços on-line. Informação &Amp; Tecnologia, 3(1), 27–46. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/itec/article/view/38268