Percepção do consumidor sobre imagens utilizadas pelas indústrias de produtos alimentícios: manipulação ou realidade?

Autores

  • Isabella Alves de Almeida Barreto IFRN
  • Joana Sabino da Silva IFRN
  • Tatiane Nunes Viana de Almeida IFRN

Palavras-chave:

Propaganda enganosa. Embalagem. Rótulo. Propaganda. Produto alimentício.

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo analisar a percepção do cliente em relação a possível modificação de imagens utilizadas no processo de comunicação da empresa com o público-alvo, em especial nas propagandas, embalagens e rótulos de produtos alimentícios. As embalagens são a porta de entrada para a potencial compra, enquanto que as propagandas prometem algo que o consumidor deseja experimentar quando adquire o produto. Quando essa imagem e/ou promessa não é fiel ao produto comercializado, o consumidor pode vir a ser vítima de propaganda enganosa. Por isso, investigar o conhecimento do público sobre o tema, bem como suas experiências, se mostra relevante, uma vez que uma vivência com propaganda enganosa pode mudar o relacionamento do consumidor com a empresa, como a fidelidade à marca e frequência de consumo do produto. Dessa forma, a presente pesquisa é de caráter descritivo e exploratório, de natureza quantitativa. Os dados foram levantados através da aplicação de um questionário para servidores ativos de uma Instituição Pública Federal do Rio Grande do Norte, por meio de um censo, realizado em novembro de 2017. Os resultados alcançados revelam que os respondentes têm o hábito de consumirem produtos alimentícios industrializados e costumam observar as embalagens. Eles acreditam que o uso de imagens facilita a compreensão do que está sendo vendido. Por esse motivo, prefeririam que a figura ilustrada não fosse manipulada. Revelaram, também, saber o que é propaganda enganosa e, apesar de possuírem um conhecimento médio sobre o Código de Defesa do Consumidor, declararam que saberiam como agir frente a uma experiência na qual se sentissem lesados pelo conteúdo exposto nas embalagens, rótulos ou propagandas. Dado o exposto, sugere-se que sejam realizados mais estudos para aprofundar o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BONICI, Rosângela Maura Correia; ARAÚJO JUNIOR, Carlos Fernando de. Medindo a satisfação dos estu-dantes em relação a disciplina on-line de Probabilidade e estatística. In: Congresso Internacional de Educação à Distância, 17, 2011. Manaus. Anais eletrônicos... Manaus: ABED, 2011. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/190.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2017.

BRASIL. Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Código de Defesa do Consumidor. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8078.htm>. Acesso em: 17 set. 2015.

CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A.; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice. Hall, 2007.

COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

DAMASCENO, André. Se a propaganda é a alma do negócio, a embalagem é a alma do produto. O melhor do Marketing, Espírito Santo, 201-. Disponível em: <http://omelhordomarketing.com.br/se-o-segredo-e-a-alma-do-negocio-a-embalagem-e-a-alma-do-produto/>. Acesso em: 01 dez. 2017.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. 1.ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>. Acesso em: 18 dez. 2017.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2009.

GIOVANNETTI, M. D. El mundo del envase: Manual para el diseño u produccíon de enavses y embala-jes. Barcelona: Gustavo Gili, 1997.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Education do Brasil, 2013.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2013.

MEDEIROS, Patrícia Ribeiro de Resende Roriz. A manipulação de imagens na Publicidade. 2013. 53p. Monografia (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Brasília, 2013. Disponível em: <http://www.repositorio.uniceub.br/bitstream/235/4025/1/21006533.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2017.

NEVES, Carla Arcoverde de Aguiar. A percepção do consumidor sobre as imagens em embala-gens de produtos alimentícios prontos e semi-prontos: ilusão ou analogia? 2006. 122p. Disserta-ção (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, 2006. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Dissertacoes/disserta_21_40/Carla_Neves.pdf>. Aces-so em: 02 dez. 2017.

PELEGRINO, Luciana. Embalagem. ABRE, São Paulo, 2017. Disponível em: <http://www.abre.org.br/setor/apresentacao-do-setor/a-embalagem/>. Acesso em: 02 dez. 2017.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2005.

URDAN, Flávio Torres; URDAN, André Torres. Gestão do composto de marketing. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2013.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Pesquisa & Mercado