Problem-based learning no ensino em Administração: o caso da Empresa Simulada no IFRS Campus Osório
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-3867.2019v4n2.50317Resumo
Proporcionar uma formação pautada na autonomia e uma aprendizagem que aproxima os/as discentes dos problemas encontrados durante a prática profissional são desafios crescentes das instituições de ensino profissional. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) baseiam-se no princípio educativo do trabalho e da pesquisa, e promulgam um ensino profissional crítico e emancipatório. Diante disto, este estudo teve como finalidade relatar e analisar a experiência de aplicação de uma metodologia ativa de ensino desenvolvida nos cursos de Tecnologia em Processos Gerenciais e Técnico em Panificação do IFRS Campus Osório. Utilizando-se dos conceitos de problem-based learning (PBL), constituiu-se uma Empresa Simulada como ação pedagógica curricular para a produção e comercialização de alimentos. Os resultados foram coletados por meio da observação participante e da análise documental dos relatórios finais entregues ao final da ação. A partir das análises, conclui-se que atividades práticas são fundamentais para a promoção da interdisciplinariedade e para o desenvolvimento de habilidades profissionais. O compartilhamento de conhecimentos foi verificado em todas as dimensões: entre discentes, entre docentes e discentes e, também, entre os/as docentes, visto que seus escopos de atuação eram de diferentes naturezas.