CORPO E PERFORMANCE NA VIDEOARTE BRASILEIRA
Letícia Parente, Analívia Cordeiro e Otávio Donasci
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2177-8841.2021v12n1.59962Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir a utilização do corpo como meio de performance estética e política em três videoartistas brasileiros. Inicia-se a análise pela performance política nos vídeos de Letícia Parente, realizados durante a ditadura militar brasileira (1964-1985). Segue-se uma reflexão sobre os trabalhos de Analívia Cordeiro cuja obra desenvolve a tríade tecnologia, dança e corpo feminino. Por fim, discute-se o trabalho de Otávio Donasci cujas “videocriaturas” são ciborgues parte-homem-parte vídeo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-06-30
Como Citar
ESTEVES DE LIMA LOPES, R. CORPO E PERFORMANCE NA VIDEOARTE BRASILEIRA: Letícia Parente, Analívia Cordeiro e Otávio Donasci . MORINGA - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 12, n. 1, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2177-8841.2021v12n1.59962. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/moringa/article/view/59962. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Diálogos e fronteiras
Licença
Copyright (c) 2021 MORINGA - Artes do Espetáculo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Ao submeter um artigo à Revista Moringa - Artes do Espetáculo e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados, conexos à licença Creative Commons (CC by), conforme link a seguir. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR