ESBOÇOS DE UMA CORPOREIDADE DECOLONIAL NA DANÇA MODERNA AFRICANA DE GERMAINE ACOGNY

Autores

  • Éden Peretta Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Thaís Lopes Santos de Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2177-8841.2022v13n1.63332

Resumo

O presente artigo tem como objetivo central percorrer fragmentos da história de vida da dançarina e coreógrafa senegalesa Germaine Acogny, bem como alguns dos princípios de sua dança moderna africana, para problematizar a sua arte colocando-a em diálogo com dimensões do pensamento crítico e decolonial contemporâneo. Neste cruzamento teórico, emergem significativas questões (micro)políticas com as quais torna-se possível delinearmos esboços de uma corporeidade decolonial.

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Publicado

2022-06-13

Como Citar

ÉDEN PERETTA; THAÍS LOPES SANTOS DE AZEVEDO. ESBOÇOS DE UMA CORPOREIDADE DECOLONIAL NA DANÇA MODERNA AFRICANA DE GERMAINE ACOGNY. MORINGA - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 13, n. 1, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2177-8841.2022v13n1.63332. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/moringa/article/view/63332. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Perspectivas Antirracistas nas Artes da Cena