EUGENIO BARBA E A INVENÇÃO DO TERCEIRO TEATRO
Resumo
Neste artigo, elaborado a partir de palestra realizada virtualmente no dia 1o de outubro de 2021, durante o evento Encontros sobre o Terceiro Teatro e a Antropologia Teatral - uma homenagem a Eugenio Barba: 85 anos de vida, 60 anos de teatro, 34 anos de encontros no Brasil (organizado pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto), retoma-se a noção de Terceiro Teatro – concebida por Eugenio Barba em 1976, para nomear e definir uma realidade teatral extremamente variada e irregular. Salienta-se que o conceito desloca o plano do discurso para o campo da ética, colocando ao lado da questão do como fazer teatro, outras duas tão ou mais importantes, relativas a porque e para quem fazer teatro. A discussão é aprofundada aproximando o Terceiro Teatro ao Teatro-laboratório que, por sua vez, compreende experiências teatrais diversas que vão dos Estúdios ou Ateliês da primeira metade do século XX aos Teatros-laboratório propriamente ditos, da segunda metade. Apolitologia (tomada de distância, simbólica ou material, da polis), enclave (separação do contexto social) e associabilidade (como contraponto à sociedade da injustiça) são alguns dos conceitos que, neste artigo, se articulam com a noção de Terceiro Teatro.
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