O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor". Caso aceite originais publicados anteriormente em outros periódicos, nacionais e estrangeiros, ou em anais de congressos, seminários, simpósios e similares, é imprescindível a autorização, por escrito, da entidade organizadora ou editora. Em todos os casos, deve ser feita menção, de maneira precisa, da divulgação anterior.
  • As traduções, submetidas à publicação, devem ser acompanhadas de autorização do autor do trabalho original e/ou do editor.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, RTF ou OpenOffice (desde que não ultrapasse os 2MB)
  • Os originais recebidos são submetidos à apreciação de, pelo menos, três referees, considerando-se a proximidade da área de atuação e a especialidade. O Editor pode recorrer a referees ad hoc, adotando-se, em qualquer circunstância, o sistema de blind review.
  • Os originais enviados devem estar de acordo com as normas específicas da seção a que se destinam.
  • Os originais devem ser escritos em português, espanhol ou inglês, e, excepcionalmente, a critério da Comissão Editorial, em francês.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos). Em caso de citação de autores, "Autor" e ano são usados na bibliografia e notas de rodapé, ao invés de Nome do autor, título do documento, etc.

Diretrizes para Autores

Os originais encaminhados à GESTÃO & APRENDIZAGEM devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), especialmente as que seguem: NBR 6022: 2003 - Apresentação de artigos de publicações periódicas, NBR 6023: 2012 -­ Referências bibliográficas; NBR: 6024: 2012 - Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6028: 2003 - Resumos; NBR 10520: 2012 - ­ Apresentação de citações em documentos e obedecer as orientações desta seção.

Os originais devem ser submetidos eletronicamente por meio do sistema OJS após o cadastro do usuário como AUTOR.

Formato: Os arquivos devem estar em formato DOC, RTF ou OpenOffice.

O texto deve conter entre 15 e 20 páginas que não devem estar numeradas;

Tamanho A4 (21cm X 29,7cm),  com espaço 1,5cm (espaço simples nas citações com mais de três linhas, legendas e nota de rodapés). Margens de 3 cm, com laudas de 30 linhas

Fonte Arial, tamanho 12 (nas citações com mais de três linhas, legendas e nota de rodapés usar 11).

Página Inicial: Iniciar com o título, preferencialmente significativo e breve e indicando a seção a que o original se destina. Não inserir no arquivo a identificação dos autores, pois esta deve ser preenchida nos Metadados do periódico no OJS. Contudo, caso aprovado, inserir na página inicial o nome de cada autor e em nota de rodapé breve biografia com email para correspondência.

Resumo: Constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas, não ultrapassando 250 palavras. Deve ser seguido por 3 ou 4 palavras-chaves separadas entre si por ponto.

Abstract: Localiza-se no final da parte textual, antes das referências. Deve ser inserido sequencialmente: a tradução do título, do resumo (abstract) e das palavras-chaves (keywords) nesta parte.

Citações: fazer a distinção entre a citação diretas (literais) com menos de 3 linhas (inserida no próprio parágrafo; entre aspas) e a citação com mais de 4 linhas (parágrafo em separado, 4 cm à esquerda, espaço simples, fonte 11, sem aspas).

Ilustrações: as ­ figuras, gráficos, quadros, tabelas, fluxogramas, desenhos, etc., com seu respectivo número de ordem e título, devem ser utilizados somente mediante a menção da fonte original, quando publicadas anteriormente.

Referências: posicionada após as Conclusões e elaborada conforme NBR 6023: 2012 -­ Referências bibliográficas.

Agradecimentos: a auxílios recebidos pelo(s) autor(es) podem ser mencionados ao final do original.

Normas de homogeneidade:

  • Palavras estrangeiras - só itálico sem aspas;
  • Palavras brasileiras usadas em sentido figurado - itálico com aspas;
  • Números ordinais até nove - só por extenso;
  • Números ordinais de 10 em diante - só o algarismo;
  • Abreviaturas/siglas - quando da primeira vez, a expressão deve vir por extenso, seguida da abreviatura/sigla entre parênteses. A partir de então, só a abreviatura/sigla;
  • Uso de letras maiúsculas ou minúsculas - uniformizar, pelo menos, a cada artigo;
  • Uso de grifo - não se grifam espaços;
  • Apresentação de tabelas - seguir as normas de apresentação tabular do Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
    • Ilustrações – devem ser usadas somente quando indispensáveis à clareza do texto. Apresentar de acordo com a orientação anterior para este elemento;
    • Notas de rodapé ou notas no final do texto - devem ser evitadas. Somente na primeira página, recomendam-se as notas de rodapé para indicar auxílios recebidos, origem do trabalho, apresentação em eventos ou notas similares, quando necessário.
    • Tempo verbal - uniformizar, sempre que possível, mediante o emprego preferencial do presente;
    • Pessoa gramatical - uniformizar a pessoa, permitindo aos autores o uso da 1a pessoa do singular; 1a pessoa do plural ou 3a pessoa do singular, sem utilizar duas formas.

Artigos de Revisão

Esta seção compreende artigos científicos originais e inéditos.

A autoria principal deverá ser de pesquisadores com, no mínimo, doutorado.

Por originais e inéditos, entende-se que os trabalhos NÃO estão sendo avaliados para publicação em nenhum outro suporte.

Relatos de Pesquisa

Esta seção destina-se a apresentar artigos do tipo relato de pesquisas que já foram concluídas, a fim de publicar o conteúdo total do trabalho, mantendo certa originalidade.

Relatos de Experiência

Esta seção destina-se a apresentar artigos do tipo relato de trabalhos e experiências profissionais  que contribuam com as áreas de G&A e úteis à comunidade científica.

Comunicações de Trabalhos/Pesquisas em Andamento

Esta seção destina-se as pesquisas que se encontram em andamento, e que de certa forma publica dados parciais do trabalho, mantendo a originalidade.

Pontos de Vista/Notas/Comentários

Esta seção destina-se a apresentar pontos de vistas, notas ou comentários acadêmicos sobre  temáticas relevantes para G&A.

Memorial

Esta seção destina-se a memoriais científicos já apresentados e aprovados em bancas de titulação de docentes.

Entrevistas

Esta seção destina-se a entrevistas realizadas com pesquisadores renomados e sobre temas de interesse a comunidade científica.

Resenhas

Esta seção destina-se a apresentar recensões de livros recém-publicados nas áreas de interesse de G&A – Administração, Educação e Ciência da Informação e/ou que sejam relevantes para a temática Gestão em Organizações Aprendentes.

Versão completa de G&A

Os interessados terão disponível a versão completa em arquivo único de cada número de G&A para download.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.