ENSINO DE CONTABILIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS: Análise quanto à Adequação às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público

Autores

  • Clilson Castro Viana UFAM
  • Carla Macedo Velloso dos Santos Tamer UFAM
  • Maria Emilia de Oliveira Pereira Abbud UFAM
  • Mariomar de Sales Lima UFAM

DOI:

https://doi.org/10.23179/2317-9082

Palavras-chave:

Normas Contabilidade, Setor Público, Instituições Ensino Superior, Conteúdo Programático

Resumo

As Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público – NBCASP, após serem divulgadas em 2008, almejam convergir as práticas de contabilidade vigentes aos padrões estabelecidos nas Normas Internacionais de Contabilidade, resgatando no setor público a essência da teoria contábil do patrimônio. Assim, o ambiente de ensino da graduação em ciências contábeis é fundamental para dotar os profissionais egressos das instituições superiores com as capacidades exigidas pelas normas e, consequentemente, pelo mercado de trabalho. Mas poucos estudos foram realizados na busca da capacidade de ensino das disciplinas de contabilidade do setor público e orçamento público quanto às NBCASP pelas universidades brasileiras. Sendo assim, objetiva-se analisar a adequação dos conteúdos programáticos das universidades amazonenses quanto às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. Empregou-se o método de análise de conteúdo documental, em pesquisa qualitativa e descritiva, em uma amostra de seis Instituições de Ensino Superior - IES do Estado. Os resultados evidenciaram um quadro insatisfatório de ensino das normas, com apenas 22% em média de aderência dos programas aos tópicos e subtópicos das NBCASP. Também se constatou que os conteúdos programáticos da IES, em sua maioria, são dominados exclusivamente por assuntos da Lei 4.320/64 e Lei 101/2000, e não citam as normas na bibliografia. Porquanto, as IES podem não estar preparando eficientemente os seus alunos para o mercado de trabalho de acordo com as novas normas e com o que se espera da capacidade de conhecimento do contador do setor público.

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Biografia do Autor

Clilson Castro Viana, UFAM

Mestrando em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, e servidor efetivo, no cargo de Contador na Universidade Federal do Amazonas. Membro da Comissão de Editoração e Publicação de Docentes e Discentes (CEPD), do PPGCC/UFAM. Áreas de interesse em pesquisas: Transparência Pública, Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Ensino e Pesquisa em Contabilidade, Controles no Setor Público.

Mariomar de Sales Lima, UFAM

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Publicado

21-03-2013

Como Citar

Viana, C. C., Tamer, C. M. V. dos S., Abbud, M. E. de O. P., & Lima, M. de S. (2013). ENSINO DE CONTABILIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS: Análise quanto à Adequação às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. Gestão &Amp; Aprendizagem, 1(1). https://doi.org/10.23179/2317-9082

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa

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