O Facebook como recurso midiático impulsionando a aprendizagem da língua portuguesa.

Autores

  • Ruth Fragoso Mamede da Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.23179/2317-9082

Palavras-chave:

Educação, tecnologias, neologismo

Resumo

As redes sociais ganharam grande destaque nos últimos anos, entre as mais populares estão facebook, twitter, linkedin, orkut. Com toda a tecnologia disponível, as redes sociais podem ser acessadas de qualquer lugar; a influência delas é tão grande que várias discussões sobre o seu uso estão surgindo no campo educacional. Com base nos conceitos de Moran, dos PCNs e da LDB, entende-se que o uso de tecnologias e em especial das redes sociais nas escolas são possíveis e necessárias, pois permitem que o processo de ensino- aprendizagem ultrapasse os muros da escola, possibilitando aos alunos que saiam do limite da sala de aula, partindo desse pressuposto, o presente artigo, de cunho descritivo, tem por objetivo analisar a utilização das redes sociais para impulsionar o ensino da língua portuguesa. As redes sociais são fenômenos sociais que ocorrem desde o inicio da humanidade e estas permitem que as pessoas se conectem por um interesse em comum, pois são formadas por pessoas com iguais interesses e se utilizadas de forma adequada, pode tornar-se uma ferramenta extraordinária e com múltiplas opções de impulsionar o ensino. O artigo será dividido em cinco partes, onde faremos uma análise acerca das redes sociais e seu uso na educação, destacando os erros mais comuns dos usuários e metodologias onde nós professores poderemos utilizar esse recurso midiático para efetivamente impulsionar o ensino da língua portuguesa, dentro deste estudo abordaremos os efeitos para educação de geração 2.0 que vem crescendo de forma significativa e como a sociabilização via redes sociais pode favorecer o processo educacional Por fim, iremos sugerir atividades, partindo do fato de que devemos adequar as novas linguagens do ambiente digital  como aceitáveis e transformá-las em mecanismos colaborativos  para incrementar as aulas, pois o público das redes sociais devem estar preparados para o letramento digital, que começa a despontar nas escolas. Como pressupostos teóricos foram utilizados Pierre Levy (1999), Moran (2003), Patrício (2003), os PCN’s e a LDB, dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruth Fragoso Mamede da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Especialista em Genero e Diversidade na Escola, Especialista em GEstão Organizacional, Bacharel em Economia, Licenciada em Letras, Especialista em Mídias na Educação.

Referências

ARAÚJO, J. C. R. A conversa na web: o estudo da transmutação em um gênero textual. In: Hipertextos e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. L. A. Marcuschi, A. C. Xavier (orgs.) 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002, p. 91-109.

BRASIL. Ministério da Educação. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Introdução. Secretaria da Educação Fundamental. 3. ed. Brasília, 2001.

______. “LEI n.º 9394, de 20.12.96, Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional”, in Diário da União, ano CXXXIV, n. 248, 23.12.96.

COX, Kenia Kodel. Informática na educação escolar. 2. ed. Campinas: São Paulo, 2008.

CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. Fundação Editora da Unesp. São Paulo. 2002.

GONÇALVES, V. R. Patrício. Facebook: rede social educativa?. I Encontro Internacional TIC e Educação 593 . Instituto Politécnico de Bragança;

LEVY. P. Pierre. Cibercultura; Tr Carlos Irineu da Costa. -São Paulo: Editora. 34, 2008.

LIBANEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? : novas exigências educacionais e profissão docente. 8.ed.São Paulo : 2004 (Coleção Questões da Nossa Época; v.67).

LOLLINI, Paolo. Didática e computador: quando e como a informática na escola. São Paulo: Edições Loyola, 1991. (Coleção Realidade Educacional).

MAZMAN, SacideGuzin & USLUEL, YaseminKoçak; (2009). The Usage of Social Networks in Educational Context. [Online]; disponível em http://www.waset.org/journals/waset/v49/v49-76.pdf e acessado em 9.Março.2010.

MORAN, José Manuel. Desafios da Internet para o professor. Disponível em:http://www.eca.usp.br/prof/moran/i. Acesso em: 25 set. 2009.

PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SIEMENS, George (17-10-2003). Learning Ecology, Communities, and Networks: Extending the Classroom. elearnspace. Disponível em http://www.elearnspace.org/Articles/learning_communities.htm [acesso em 15-12-2008].

Downloads

Publicado

09-10-2013

Como Citar

Silva, R. F. M. da. (2013). O Facebook como recurso midiático impulsionando a aprendizagem da língua portuguesa. Gestão &Amp; Aprendizagem, 2(1). https://doi.org/10.23179/2317-9082

Edição

Seção

Artigos de Revisão