Gestão e qualidade na educação: uma questão de participação.

Autores

  • Ana Cristina Mendonça Santos Universidade Estadual da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.23179/2317-9082

Palavras-chave:

Gestão, planificação, participação.

Resumo

Este artigo apresenta  estudo sobre o cenário educacional contemporâneo e os desafios da gestão escolar em favorecer o desenvolvimento da educação pública de qualidade. Reflete a pratica de planificação da educação enquanto importante ferramenta de gestão e apresenta o Projeto Político Pedagógico (PPP)  como instrumento que contribui para o alcance das finalidades educativas. Foi realizada pesquisa bibliográfica investigando os conceitos, limites e possibilidades do PPP, em seguida pesquisa documental nos Relatórios Técnicos da Secretaria de Educação do Estado da Bahia e entrevistas aos técnicos que acompanham a elaboração do PPP nas escolas. Como resultado, a pesquisa constatou a necessidade de revisão das políticas públicas de formação e organização escolar, além de mudanças na própria cultura organizacional escolar, para que instrumentos de construção coletiva possam ser viabilizados no seu interior.

 

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Biografia do Autor

Ana Cristina Mendonça Santos, Universidade Estadual da Bahia

Pedagoga, especialista em administração pública, aplicações pedagógicas do computador e Mestre em Politicas Públicas, Gestão do conhecimento e Desenvolvimento Regional. Professora Assistente do Departamento de Educação Serrinha. Pesquisadora Grupos Eficaz e GETEL. Cnpq

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Publicado

08-10-2013

Como Citar

Santos, A. C. M. (2013). Gestão e qualidade na educação: uma questão de participação. Gestão &Amp; Aprendizagem, 2(1). https://doi.org/10.23179/2317-9082

Edição

Seção

Artigos de Revisão