Utilização das ferramentas Google pelos alunos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB

Autores

  • Raimundo Nonato Ribeiro dos Santos Universidade Federal do Ceará
  • Odete Máyra Mesquita Coelho Universidade Federal do Ceará
  • Kleber Lima dos Santos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.23179/2317-9082

Palavras-chave:

Inteligência coletiva. Aprendizagem colaborativa. Google.

Resumo

Investiga a usabilidade das ferramentas Google pelos discentes da pós-graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba e sua contribuição na construção de uma inteligência coletiva. A sociedade contemporânea, caracterizada pela crescente evolução das tecnologias digitais de informação e da comunicação, disponibiliza inúmeros recursos para a construção de um ambiente de aprendizagem colaborativa. Nesse cenário, podemos nos valer das possibilidades oferecidas pela Web 2.0, onde a palavra chave é interação e colaboração para a construção coletiva de conhecimentos. Analisa as várias funções do Google em processos de ensino‐aprendizagem como promotor de ações colaborativas no universo da interatividade virtual, por uma amostra de alunos da pós-graduação, no contexto formal de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Nonato Ribeiro dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Bibliotecário da Universidade Federal do Ceará.

Odete Máyra Mesquita Coelho, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB). Professora Substituta do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará.

Kleber Lima dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Bibliotecário da Universidade Federal do Ceará.

Referências

ALVES, Alessandra Conceição Monteiro. Produção coletiva do conhecimento na Web 2.0: descrição e análise das plataformas Zoho, Google e Sloodle e seus potenciais pedagógicos. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2012.

BRAGA, Eduardo Cardoso. As redes sociais e suas propriedades emergentes como a inteligência coletiva: a criação do comum e da subjetividade. Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n. 2, p. 48-59, jul./dez., 2009.

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira. A Integração

do Google Sites no Processo de Ensino e Aprendizagem: um estudo com

alunos de licenciatura em matemática da Universidade Virtual do Maranhão. In DIAS, P., OSÓRIO, A. J. (Org.) Actas da VI Conferência Internacional de TIC na Educação Challenges. Braga: Universidade do Minho, 2009. p. 385-398.

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira. Google Educacional: utilizando ferramentas Web 2.0 em sala de aula. Revista Educaonline. v. 5, p. 17-44, 2011.

GIL, Antônio Carlos. Pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 1998.

______. O que é o virtual?. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1996.

MACHADO, Ana Claudia Teixeira. A ferramenta Google Docs: construção do conhecimento através da interação e colaboração. Revista Paidéi@, v. 2, n. 1, 2009. Disponível em: <http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br>. Acesso em: 01 nov. 2013.

MOLINA, M. P.; SALES, D. Knowledge transfer and information skills for

studentcentered learning in spain. Portal: Libraries and the Academy, v. 8, n. 1, p. 53-74, 2008.

O'REILLY, Tim. What is web 2.0. 2005. Disponível em: <http://www.oreillynet.com/pub/a/oreilly/tim/news/2005/09/30/what-is-web-20.html>. Acesso em: 20 out. 2012.

SANTOS, Emanuella; NICOLAU, Marcos. A Cultura Google e o desenvolvimento da inteligência coletiva nas sociedades pós-modernas. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 14., 2012, Recife. Anais... Recife: Intercom, 2012. p. 1-13.

TAPSCOTT, Don; WILLIAMS, Anthony D. Wikinomics: a nova economia das multidões inteligentes. Matosinhos: Quidnovi, 2008.

WIKIPÉDIA. Lista de ferramentas e serviços do Google. Disponível em:<http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_ferramentas_e_servi%C3%A7os_do_Google>. Acesso em: 03 nov. 2012.

Downloads

Publicado

01-07-2014

Como Citar

Santos, R. N. R. dos, Coelho, O. M. M., & Santos, K. L. dos. (2014). Utilização das ferramentas Google pelos alunos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB. Gestão &Amp; Aprendizagem, 3(1), 87–108. https://doi.org/10.23179/2317-9082

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa