AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: A CONSTRUÇÃO DA CULTURA AVALIATIVA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

  • Mônica Dias Palitot
Palavras-chave: Avaliação. UFPB. Cultura.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de apresentar o desenvolvimento da avaliação institucional interna realizada pela Comissão Própria de Avaliação – CPA na Universidade Federal da Paraíba – UFPB ao longo dos anos, através de uma metaanálise. Observou-se na Universidade Federal da Paraíba - UFPB a necessidade de programar ações sistêmicas, as quais fomentassem a cultura de avaliação em todas as esferas que estruturam a comunidade acadêmica, uma vez que a autoavaliação é um instrumento indispensável e permanente de desenvolvimento positivo nas Instituições de Ensino Superior. 

Biografia do Autor

Mônica Dias Palitot

Professora do Departamento de Ciência da Informação/CCSA/UFPB.

Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba.

Referências

BRASIL/MEC. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. 5. ed. Brasília, DF: INEP, 2009.

BRASIL. Decreto-Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Educação Superior – SINAES- e dá outras providências.

_____. Decreto n.5773, de 9 de maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino.

_____. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional – e dá outras providências.

_____. Portaria n. 2.501, de 9 de julho de 2004. Regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Educação Superior – SINAES, instituída na Lei n. 10.861 de 14 de abril de 2004.

RELATÓRIO de Autoavaliação Institucional (RAI) da UFPB. 2014.

Publicado
2016-08-08
Seção
Relatos de Experiência