GESTÃO ESTRATÉGICA DE COOPERAÇÕES EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR À LUZ DAS PERSPECTIVAS DO BALANCED SCORECARD

Autores

  • Danilo Monteiro Gomes Universidade Federal da Paraíba
  • Rita de Cassia de Faria Pereira

DOI:

https://doi.org/10.23179/rmpgoa.v4i2.30079

Palavras-chave:

Balanced Scorecard. Cooperações. Gestão Estratégica.

Resumo

O relacionamento entre organizações surge da necessidade de melhorar o processo produtivo, incrementando-o por meio da inovação proveniente da atuação conjunta dos parceiros. Dado o volume e a rapidez com que as cooperações são celebradas, muitas organizações, em especial as do setor público, acabam por desconsiderar a possibilidade de encontrar um posicionamento estratégico para o processo de formalização de convênios e parcerias. A pesquisa usa a ferramenta Balanced Scorecard – BSC (KAPLAN; NORTON, 2000) na caracterização de múltiplos projetos desenvolvidos em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). Os resultados evidenciam tendências de interesse por temas ligados ao ensino, pesquisa e extensão, atividades fins, e consequente desconsideração de objetivos estratégicos com maior capacidade de promover o desenvolvimento organizacional.

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Publicado

08-08-2016

Como Citar

Gomes, D. M., & Pereira, R. de C. de F. (2016). GESTÃO ESTRATÉGICA DE COOPERAÇÕES EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR À LUZ DAS PERSPECTIVAS DO BALANCED SCORECARD. Gestão &Amp; Aprendizagem, 4(2), 34–55. https://doi.org/10.23179/rmpgoa.v4i2.30079

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa

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