FORMAS DE FINANCIAMENTO DE PROJETOS DE MOBILIDADE URBANA EM MANAUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23179/g&a.v6i2.35224

Palavras-chave:

Mobilidade urbana. Financiamento. Valoração contingente.

Resumo

Trata da forma de financiamento de um projeto de mobilidade urbana em Manaus, que pode abrir precedente para outros projetos. O projeto é de Roger Pamponet, professor de arquitetura da UFAM, e fala a respeito de uma plataforma ciclista que possui 18 quilômetros de extensão, ligando as zonas Centro-Oeste, Centro-Sul e Zona Leste. Sabe-se que a mobilidade urbana na capital amazonense é precária e precisa de mudanças impactantes e urgentes. O artigo traz a seguinte questão de pesquisa: de que forma o município pode constituir parcerias para financiar projetos de mobilidade urbana? Tem como objetivo demonstrar possibilidades de financiamento autossustentável a um projeto de mobilidade urbana através do Método de Valoração Contingente e de Parcerias Público-Privadas. Tem como objetivos específicos descrever as possibilidades legais da contratação de empresas particulares para construção e manutenção de projetos de mobilidade urbana e estimar um valor contingente do projeto de mobilidade urbana, considerando a disposição a pagar pedágio dos potenciais usuários. Os resultados alcançados com as pesquisas deixam evidente que é possível à construção da plataforma ciclista por meio do método de valoração contingente, podendo ser realizado também para outros projetos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alinne Beatriz de Macedo Sparano, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Amazonas

Referências

ANDRADE, Rodrigo Bomfim de. Introdução ao método de valoração contingente: teoria, potencialidades e limitações. Universidade de Brasília: Congresso PET-Economia, 2011.

ARCHANJO, Paula Fajardo et al. A regulamentação das parcerias público-privadas (PPP) no Brasil e a experiência do Reino Unido. São Paulo: PUC, 2006.

BARROS, A. J. S.; LEHFELD, N. A. de S. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Makron, 2007.

BELLUZZO Júnior, W. Avaliação contingente para valoração de projetos de conservação e melhoria dos recursos hídricos. Pesquisa e planejamento econômico, Rio de Janeiro, v. 29, n. 1, p. 113-136, 1999.

BEM, Judite Sanson; GIACOMINI, Nelci Maria Richter. O uso do método da valoração contingente para uma cesta de bens culturais no município de Canos, Rio Grande do Sul. Mouseion, v. 1, n. 10, p. 16-31, 2011.

CARVALHO, Carlos Henrique Ribeiro de. Políticas de melhoria das condições de acessibilidade do transporte urbano no Brasil. Rio de Janeiro: IPEA, 2015.

CINTRA, Leila Divina; CASTRO, Joana D’arc Bardella. Aplicações do método de valoração contingente no Brasil: um estudo de caso das regiões Norte e Nordeste. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, ENSINO E EXTENSÃO DO CÂMPUS ANÁPOLIS DE CSEH (SEPE). 2015, Anápolis. Anais... Anápolis: UEGO, 2015.

FARIA, Ricardo Coelho de; NOGUEIRA, Jorge Madeira. Método de valoração contingente: aspectos teóricos e testes empíricos. Brasília, UnB, 1998.

FERIANCIC, Gabriel et al. Plano de Mobilidade Urbana: o novo instrumento de gestão pública. Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, 19., 2013, Brasília. 2013. Anais... Brasília. 2013.

FREY, Bruno. La economía del arte: una visiónpersonal, y Las falsificaciones enarte:¿quéfalsificaciones? Colección Estudios Económicos, Barcelona, n. 18, 2000.

GARCIA, Fagner Luz. Análise dos projetos de concessões de serviços públicos, via parcerias Público-Privadas, no Estado do Rio Grande do Sul (2005-2015).

IBGE, 2016. Pesquisa disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=130260>. Acesso em: 03 jan. 2017.

MAY, P. H. Aplicação de técnicas de avaliação econômica ao ecossistema manguezal. In: ______. Economia ecológica: aplicações no Brasil. Campus, Rio de Janeiro, 1995.

MOTTA, Ronaldo Seroa da. Economia ambiental. Rio de Janeiro. 1997. Disponível em: <http://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/pdf/manual-para-valoracao-economica-de-recursos-ambientais.pdf>. Acesso em 04 jan. 2017.

MOREIRA, Leandro Capergiani et al. As parcerias público-privadas no Estado de São Paulo: a contribuição ao processo de descentralização da administração pública. Gestão e regionalidade, v. 28, n. 84, 2012.

BEUREN, I. M; RAUPP, F. M. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências sociais. In: ______(Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2003. p. 76-97.

SHINOHARA, Daniel Y.; SAVOIA, José R. F. Parcerias público-privadas no Brasil. Barueri, SP: Manole, 2008.

SILVA, Rubicleis Gomes da; LIMA, João Eustáquio de. Valoração contingente do parque " Chico Mendes": uma aplicação probabilística do método Referendum com bidding games. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 42, n. 4, p. 685-708, 2004.

STAMPE, Marianne Zwilling et al. Utilizando a metodologia de valoração contingente para estimar os benefícios gerados aos usuários pela Feira do Livro de Porto Alegre. Encontro Nacional de Economia, v. 36, 2008.

Downloads

Publicado

12-04-2018

Como Citar

Sparano, A. B. de M. (2018). FORMAS DE FINANCIAMENTO DE PROJETOS DE MOBILIDADE URBANA EM MANAUS. Gestão &Amp; Aprendizagem, 6(2), 101–114. https://doi.org/10.23179/g&a.v6i2.35224

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa