AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO HUMANO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • José Lucas Gouveia da Silva Graciano e Luz Universidade Estadual da Paraíba http://orcid.org/0000-0001-8002-4253
  • Clériston Cavalcanti Campos Universidade Federal da Paraíba
  • Daniel Thiago Freire da Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.23179/g&a.v7i1.37231

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho. Universidade Pública. Problemas. Melhorias.

Resumo

Este artigo pretende perceber como se dá o Processo de Avaliação de Desempenho Humano na Universidade Estadual da Paraíba, discutindo suas possíveis fragilidades que, através de entrevistas semiestruturadas, puderam ser postas à tona pelos servidores lotados na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, unidade responsável por elaborar, aprimorar e gerir essa ferramenta na referida Universidade. A pesquisa analisa os aspectos relacionados à Avaliação de Desempenho considerando os parâmetros, as metas, a importância e os resultados dela nessa instituição. Para isso, busca-se a identificação dos contextos e dos problemas inerentes a este processo avaliativo, bem como o relacionamento de mediações institucionais, o papel do sujeito e o arcabouço legal que os referencia. O texto está estruturado a partir de um levantamento teórico inicial acerca da Avaliação de Desempenho Humano, com os principais conceitos acerca do tema e uma breve explanação da sua evolução histórica, além de evidenciar seus benefícios para a organização. Em seguida, apresenta-se a metodologia adotada na pesquisa, com os dados da organização estudada, bem como os procedimentos utilizados. Em um terceiro momento, identifica-se os problemas no Processo de Avaliação de Desempenho da organização estudada. Por fim, são expostas possíveis melhorias, em relação ao referido procedimento avaliativo e são apresentadas práticas positivas que foram identificadas na análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Lucas Gouveia da Silva Graciano e Luz, Universidade Estadual da Paraíba

Mestrando em Gestão das Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Maurício de Nassau. Graduado em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba. Atua como Assistente Administrativo da Universidade Estadual da Paraíba, lotado na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. E-mail: llucgs.luz@gmail.com. 

Clériston Cavalcanti Campos, Universidade Federal da Paraíba

Bacharel em Serviço Social pela UFPB e Especialista em Educação Profissional pela FGF. Assistente Social e Extensionista da Universidade Federal da Paraíba, no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias e no Colégio Agrícola Vidal de Negreiros.

Daniel Thiago Freire da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Gestão das Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Secretariado Executivo pela AVM Faculdade Integrada. Graduado em Secretariado pela Universidade Federal de Pernambuco. Secretário Executivo da Universidade Federal da Paraíba, atualmente lotado na Pró-Reitoria de Administração / PRA.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BENETTI, Kelly Cristina; GIRARDI, Dante Marciano; DALMAU, Marcos Baptista Lopez; MELO, Pedro Antônio de; PARRINO, Maria del Carmen. Avaliação de desempenho por competências: a realidade do CODT – Centro Oftalmologico de Diagnose e Terapêutica. Revista de Ciências da Administração. Santa Catarina, v.9, n.19, p.179-198, set./dez. 2007.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

DUTRA, Ademar. Metodologia para Avaliar e Aperfeiçoar o Desempenho Organizacional: Incorporando a Dimensão Integrativa à Moda Construtivista-Sistêmico-Sinergética. 2003. 320f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LUCENA, Maria Diva da Salete. Avaliação de desempenho. São Paulo: Atlas, 1992.

MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Introdução à administração. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

SANTOS, Wagner Soares Fernandes. Avaliação de Desempenho Individual: Análise da adequação às expectativas dos funcionários do Banco do Brasil. In: ENCONTRO DA ANPAD, 31., 2007. Anais... Rio de Janeiro, 2007.

SHIGUNOV NETO, Alexandre; GOMES, Renata Messias. Reflexões sobre a avaliação de desempenho: uma breve análise do sistema tradicional e novos propostas. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa – RECADM. Campo Largo, v.1, n.1, p. 1-24, mai. 2003.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

WERTHER, William B. Administração de pessoal e recursos humanos. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.

Downloads

Publicado

04-06-2018

Como Citar

Graciano e Luz, J. L. G. da S., Campos, C. C., & Silva, D. T. F. da. (2018). AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO HUMANO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORDESTE BRASILEIRO. Gestão &Amp; Aprendizagem, 7(1), 84–95. https://doi.org/10.23179/g&a.v7i1.37231

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa