EFETIVIDADE DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)

Autores

  • Nathalya Reis Ferreira da Costa Universidade Federal da Paraíba
  • José Roberto Cavalcante da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Mateus Lins de Oliveira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.23179/g&a.v7i1.37317

Palavras-chave:

Palavras-chave, Gestão de Competências. Gestão de Desempenho. Avaliação de Desempenho. Efetividade da Avaliação de Desempenho.

Resumo

A Gestão de Competências surge como uma maneira de alinhar e integrar os objetivos individuais e organizacionais, propiciando aos colaboradores um trabalho em conjunto, de forma integrada para alcançar a eficiência e eficácia organizacional, em que a avaliação de desempenho torna-se uma ferramenta essencial, permitindo que a instituição possa avaliar, investigar as causas e corrigir as suas ações executadas. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi analisar a efetividade da avaliação de desempenho na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Para tanto, foi utilizada uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e bibliográfica. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semi estruturada, em que foram entrevistados nove servidores da UFPB, ocupantes de cargos de técnico-administrativos com e sem função de Agente de Gestão de Pessoas (AGP), assim como técnico-administrativos lotados na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP). Como resultados, destaca-se que a organização investigada tem uma proposta de avaliação, porém existe uma necessidade de melhoria no processo de avaliação de desempenho, através de um feedback pelos setores e chefias. Além disso, verificou-se que é necessária uma correlação entre as avaliações dos servidores e os planos de trabalhos dos setores.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalya Reis Ferreira da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Gestão de Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba. Especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Graduada em Administração pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Maurício de Nassau. Assistente administrativo da UEPB. Email: nathalyareis322@gmail.com

José Roberto Cavalcante da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Gestão de Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba. Especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Graduado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Paraíba. Assistente em Administração do IFPB. Email: cavalcanteroberto10@gmail.com

Mateus Lins de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Gestão de Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Administração Pública pela Universidade Estadual da Paraíba. Tecnólogo em Processamento de Dados pela Associação Paraibana de Ensino Renovado. Assistente em Administração da UFPB. Email: mateus.lins@gmail.com

Referências

ANDRADE, R. F. N. de A. Avaliação de Desempenho no Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia da Paraíba (IFPB): Implicações para a Aprendizagem organizacional. 2017. 195p. Dissertação (Mestrado em Gestão nas Organizações Aprendentes), João Pessoa, 2017.

BIULCHI, A. F.; PAULI, J. Avaliação de desempenho no serviço público: a experiência do instituto nacional do seguro social na implantação da gratificação de avaliação de desempenho do seguro social – GDASS. RAIMED - Revista de Administração IMED, v.2, n.2, p. 129-137, 2012.

BRANDÃO, H. P.; GUIMARÃES, T. de A. Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto? In: ENANPAD -ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 23., 1999. Anais... Foz do Iguaçu: ANPAD, 1999.

BRANDÃO,H. P et al. Gestão de desempenho por competências: integrando a avaliação 360 graus, o balanced scorecard e a gestão por competências. Revista de Administração Pública - RAP, Rio de Janeiro, v. 42, n.5, p.875-898, set./out. 2008.

BRASIL. Resolução/UFPB/CONSUNI/023/2014. Dispõe sobre o Sistema de Gestão de Desempenho por Competências dos servidores técnico-administrativos em educação e docentes ocupantes de funções gerenciais da UFPB. Disponível em: <https://sigrh.ufpb.br/sigrh/public/colegiados/filtro_busca.jsf>. Acesso em: 13 jun. 2017

BRASIL. Resolução/UFPB/CONSUNI/023/2012. Aprova a implantação do Sistema de Gestão de Pessoas por Competências (SGPC) da UFPB. Disponível em: <https://sigrh.ufpb.br/sigrh/public/colegiados/filtro_busca.jsf;jsessionid=1260ED333A8C23776021F407E787CC86.sistemas-a>. Acesso em: 13 jun. 2017.

CARBONE, P. P. et al. Gestão por competências e gestão do Conhecimento. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

DUTRA, J. S. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2013.

DUTRA, J. de S.; ZUPPANI, T. dos S.; NASCIMENTO, F. Avaliação de desempenho por competências no setor público paulista. ReFAE – Revista da Faculdade de Administração e Economia, v. 5, n. 2, p. 24-54, 2014.

FERNANDES, B. R. Gestão Estratégica de Pessoas. Foco em Competências. Rio de Janeiro. Elsevier, 2013.

OLIVEIRA-CASTRO, G. A. A avaliação do desempenho em psicologia: questões conceituais e metodológicas. Psicologia: teoria e pesquisa. v.10, n.3, p.355-374, 1994.

PONTES, B.R. Avaliação de desempenho: métodos clássicos e contemporâneos, avaliação por objetivos, competências e equipes. 10. ed. São Paulo: LTr, 2008.

PRAHALAD, C. K.; HAMEL, G. The core competence of the corporation. Harvard Business Review, Boston, v. 68, n. 3, pp. 79-91, 1990.

RABAGLIO, M. O. Seleção por competências. 4. ed. São Paulo: Educator, 2001.

______. Ferramentas de Avaliação de Performance com foco em Competências. 2 ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.

SANTOS, P. R. G. dos. Avaliação de Desempenho no Contexto da Administração Pública Federal Direta: aspectos determinantes de sua efetividade. 2005. Dissertação de Mestrado - Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação – FACE, Universidade de Brasília, 2005.

SANTOS, W. S. F. dos. A avaliação de desempenho individual: estudo da adequação às expectativas dos funcionários do Banco do Brasil. 2006. 104p. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2006.

SILVA, F. M. da. O que sabemos sobre competências coletivas?. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 36., 2012. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2012.

ZARIFIAN, P. Objetivo competência: por uma nova lógica. Traduzido por Maria Helena C.V. Trylinski. São Paulo: Atlas S.A, 2001. Tradução por Maria Helena C. V. Trylinski.

Downloads

Publicado

04-06-2018

Como Citar

Costa, N. R. F. da, Silva, J. R. C. da, & Oliveira, M. L. de. (2018). EFETIVIDADE DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB). Gestão &Amp; Aprendizagem, 7(1), 22–34. https://doi.org/10.23179/g&a.v7i1.37317

Edição

Seção

Artigos de Revisão