A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO NA PERCEPÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS: o setor de controle interno na Prefeitura de um município do Alto Paranaíba-MG

Resumo

Analisa a percepção de servidores do setor responsável pela divulgação das informações das contas públicas em um município mineiro, após da implementação da Lei de Acesso à Informação. O objetivo foi verificar a percepção dos servidores, acerca da autoresponsabilização, do direito do solicitante, do controle social, da função da transparência na gestão, da publicidade e da efetividade das medidas de transparência no combate a corrupção. Para a coleta de informações, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a totalidade dos servidores ligados ao setor de alimentação dos sites e atendimento ao público para informações contábeis. Conclui-se que os servidores consideram que a população de maneira geral não está interessada nas informações referentes às contas públicas; o servidor do município reconhece a sua responsabilidade perante o solicitante e avalia que a sua atuação é realizada da melhor forma possível; reconhecem que a divulgação das informações não ocorre de forma clara e de fácil compreensão; acreditam que isso acontece pelo fato de não ter como trocar os termos técnicos, necessitando assim de profissionais capacitados para auxiliar na compreensão das informações pela população.

Biografia do Autor

Marilene de SouzaCampos, Universidade Federal de Viçosa

Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa. Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Mestra em Ciências Sociais: Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Amanda Pabrielle de Souza Dias, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Viçosa.

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado
2019-12-31
Seção
Relatos de Pesquisa