GESTÃO DO CONHECIMENTO EM EMPRESAS QUE ADOTAM O TELETRABALHO NA COLÔMBIA

Resumo

O teletrabalho é a atividade de tipo laboral que é realizada fora do local da empresa, apoiado no uso das tecnologias da informação e comunicação. Este tipo de trabalho permite interconexão em rede entre empresas e teletrabalhadores. Porém, não é claro como o conhecimento pode ser gerado, compartilhado e gerido nas empresas que adotam esse sistema. Segundo os resultados da revisão de literatura, a maioria das pesquisas no campo do teletrabalho busca medir seus impactos sobre a mobilidade, os salários, a flexibilidade laboral ou a produtividade. Porém, poucos estudos estão focados em conhecer a relação do teletrabalho com a gestão do conhecimento. O presente artigo é baseado em pesquisa de doutoramento financiada com recursos do programa PAEC-OEA, CAPES, cujo objetivo foi analisar os processos de conhecimento em empresas colombianas com teletrabalho. Para executá-la, realizou-se pesquisa do tipo survey que permitiu concluir que o teletrabalho pode afetar de maneira importante a gestão do conhecimento nas empresas, especialmente pelas dificuldades de compartilhamento, tanto de informação, quanto de conhecimento.

Biografia do Autor

Beatriz Elena Hernandes Arias, UFMG

Professora da Universidad Pontificia Bolivariana, Colômbia. Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Marta Araújo Tavares Ferreira, UFMG

Professora titular aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Engenharia Indústrial e Gestão da Inovação Tecnológica pelo Ecole Centrale Des Arts Et Manufactures de Paris.

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Publicado
2019-12-31
Seção
Relatos de Pesquisa