INOVAR É PRECISO: uma análise acerca de fatores que resultam em alunos universitários satisfeitos e leais

Autores

Resumo

A gestão na permanência no contexto do ensino superior envolve uma série de ações que buscam reter os alunos na instituição, promovendo o envolvimento que os leva a estarem satisfeitos e serem leais, mantendo seu vínculo educacional ativo. Entretanto, muitas vezes questiona-se sobre a necessidades de avaliar se as estratégias clássicas ainda geram reflexo sobre tais aspectos. Diante disso, o objetivo do presente estudo é analisar a percepção sobre a Qualidade dos Serviços de Apoio, a Aprendizagem Percebida, o Comprometimento Emocional, a Satisfação e a Lealdade dos alunos de uma instituição de ensino superior privada. Para atingir este objetivo, realizou-se pesquisa descritivo-quantitativa, através de uma survey com uma amostra representativa dos alunos de graduação devidamente matriculados. Os principais resultados indicam que o Comprometimento Emocional dos alunos é determinante da Satisfação, a qual, por sua vez, exerce influência positiva e significativa na Lealdade. Como implicações gerenciais, os resultados reforçam a necessidade dos gestores direcionarem seus esforços em ações inovadoras que estejam relacionadas com a gestão da permanência, priorizando políticas que busquem promover o comprometimento emocional nos alunos, além de colocar à disposição serviços de qualidade, o que reforçará a satisfação dos alunos perante a instituição, refletindo positivamente na sua lealdade.

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Biografia do Autor

Alex Eckert, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Professor da Universidade de Caxias do Sul – UCS. Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Roberto Birch Gonçalves, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Professor da Universidade de Caxias do Sul – UCS. Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Fábio Verruck, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Professor da Universidade de Caxias do Sul – UCS. Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Carlos Eduardo Schlindwein, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Mestrando no PPGA da Universidade de Caxias do Sul – UCS. Bacharel em Administração pela Universidade de Caxias do Sul - UCS.

Jéssica Paula Perotoni, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Graduanda em Administração pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Bolsista de Iniciação Científica no PPGA da Universidade de Caxias do Sul – UCS.

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Publicado

31-12-2019

Como Citar

Eckert, A., Gonçalves, R. B., Verruck, F., Schlindwein, C. E., & Perotoni, J. P. (2019). INOVAR É PRECISO: uma análise acerca de fatores que resultam em alunos universitários satisfeitos e leais. Gestão &Amp; Aprendizagem, 8(2), 25–38. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/mpgoa/article/view/47320

Edição

Seção

Artigos de Revisão