REEDUCAÇÃO DOS SENTIDOS: o cinema contra a bárbarie

Autores

Resumo

Adorno entende que a maneira mais adequada para fazer oposição à ditatura e à tortura engendrada pelo nazi-fascismo é evitar que a experiência seja expropriada, danificando a formação cultural e fazendo surgir tanto o nazi-fascismo, como também outras formas de violência. Destarte, para Adorno (1995) educar é fazer com que Auschwitz não mais se repita. Ou seja, que a frieza burguesa e a apatia feliz exproprie a experiência humana, tirando-lhe traços fundantes de sua mais profunda subjetividade (memória). A proposta adorniana de reeducação dos sentidos está justamente neste âmbito de compreensão. Portanto, é preciso fazer com que os sentidos não se deixem embrutecer por formas de ditadura e de tortura física e simbólica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson de Alencar Menezes, UFAL

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto/Portugal. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco. ORCID:

Ayza Rafaela Damasceno Ramalho, UFAL

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Licenciada em Filosofia pela UFAL.

Downloads

Publicado

01-07-2019

Como Citar

Menezes, A. de A., & Ramalho, A. R. D. (2019). REEDUCAÇÃO DOS SENTIDOS: o cinema contra a bárbarie. Gestão &Amp; Aprendizagem, 8(1), 58–76. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/mpgoa/article/view/48915

Edição

Seção

Artigos de Revisão