Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

O periódico Textos NDIHR aceita para publicação estudos e resultados de pesquisa relacionados a área de História, Educação, Arqueologia, Geografia e áreas afins em diálogos com as ciências humanas, que ofereçam subsídios para o debate acadêmico dos temas pesquisados pelo NDIHR/UFPB. Os trabalhos devem ser enviados apenas eletronicamente, com redação em português, inglês, francês ou espanhol, e cujo(s) autores(as) seja(m) graduados(as), mestrandos(as) doutorandos(as) ou portadores(as) do título de mestre ou doutor.

NÃO SERÃO ACEITAS propostas de estudos e/ou resultados de pesquisa contendo mais de 3 (três) autores(as);

Só serão aceitas propostas enviadas diretamente pelo sistema eletrônico de submissão de originais https://periodicos.ufpb.br/index.php/ndihr/submission/wizard

Ao submeterem contribuições inéditas ao Textos NDIHR, os(as) autores(as) devem incluir o registro de ORCID ID no momento da submissão e atualizar seus cadastros no sistema da revista com essa informação;

A proposta de publicação de estudos e resultados de pesquisa deve ser enviada com dois (2) arquivos distintos:

- O PRIMEIRO ARQUIVO A SER SUBMETIDO para publicação de estudos e/ou resultados de pesquisa deverão conter, o título, title (obrigatório); autoria (com nota de rodapé informando minibiografia, e-mail de contato, ORCID ID e se o trabalho recebe financiamento); resumo (de 300 a 860 caracteres com espaço), palavras-chave (de três a cinco), abstract (obrigatório, de 400 a 860 caracteres com espaço). Seguido do texto do estudo e/ou resultados de pesquisa e as referências finais e fontes. O texto deve ser digitado em Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, com a seguinte formatação: fonte Arial corpo 11; recuo na primeira linha de 1,25; espaço entre linhas de 1,15; margens de 2 cm; papel A4. Este arquivo deve ser identificado com o último sobrenome do(s) autor(es) em maiúsculas (exemplo: “SOBRENOME_artigo_completo.docx” ou “SOBRENOME1-SOBRENOME2_artigo_completo.docx”);

- O SEGUNDO ARQUIVO A SER SUBMETIDO não deverá incluir as informações de autoria ou constar quaisquer informações que identifiquem a autoria: seja nos elementos pré-textuais, no corpo do texto, ou em notas de rodapé, citação ou nas propriedades do arquivo. O arquivo deverá ser salvo como documento SEM identificação.

Sobre as ilustrações - Imagens, gráficos, quadros, tabelas, fluxogramas, desenhos etc., com seu respectivo número de ordem e título, só devem ser utilizados quando indispensáveis à clareza do texto, mediante a menção da fonte original, quando publicadas anteriormente, e devem estar no corpo do texto. As imagens devem está no formato JPEG ou TIFF, a cores ou em branco e preto, com resolução mínima de 300 dpi e dimensões máximas de 15 cm x 21 cm. A responsabilidade pela cessão dos direitos autorais das imagens (do fotógrafo e do fotografado) por seus detentores, para publicação no Textos NDIHR, é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) do estudo e/ou resultados de pesquisa submetido a esse periódico. Caso essa documentação não seja apresentada em tempo hábil à Comissão Editorial do Textos NDIHR, o material não será publicado;

As citações com mais de três linhas devem ser destacadas do texto, formando parágrafo com recuo, à direita, de 2 cm, espaçamento simples, tamanho 10 e sem aspas;

As notas de rodapé só devem ser utilizadas como notas explicativas e seguir a seguinte formatação: fonte Arial corpo 9; espaço entre linhas simples; e um máximo de 10 (dez) linhas em cada nota;

É de responsabilidade dos autores a CORREÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA, antes do envio dos artigos; no item suplementar, deve-se acrescentar uma declaração do revisor do artigo, com filiação institucional e o CPF para firmar a declaração: “DECLARO que Eu: (nome do(a) revisor(a), (filiação institucional), CPF (número do CPF). Revisei e corrigi quando necessário, a escrita e a gramática do texto estudos e/ou resultados de pesquisa submetido ao Textos NDIHR (citar o nome do estudo e/ou resultados de pesquisa submetido) de acordo com o Novo Acordo Ortográfico, vigente em território nacional desde 2009. Local e data. Assinatura do(a) revisor(a).

Apresentar, em anexo, DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE, conforme o modelo abaixo: Em cumprimento ao que regulamenta a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, e a Lei nº 12.853, de 14 de agosto de 2013, DECLARO que os estudos e/ou resultados de pesquisa submetido ao Textos NDIHR (citar o nome do estudo e/ou resultados de pesquisa submetido) é de minha autoria e não viola os direitos autorais, conforme o Art. 184 do Código Civil Penal, Lei 10.406/2002. Local e data. Assinatura do(s) autor(es)

O periódico Textos NDIHR se enquadra na política de ética referente aos princípios éticos das pesquisas em Ciências Humanas e Sociais, como determina a Resolução n° 510, de 7 de abril de 2016.

Os originais recebidos são submetidos à apreciação da Comissão e/ou rejerees ad hoc. Cabe à Comissão Editorial a decisão final de publicar os originais e de adotar, em qualquer circunstância, o sistema de blind review.

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial em textos NDIHR.

Os conceitos e as opiniões emitidos pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.

As referências bibliográficas das citações, obras e autores(as) comentados devem ser feitas apenas no sistema ABNT (SOBRENOME, ano, p. indicar página). A bibliografia final deverá seguir os modelos:

ARTIGO DE PERIÓDICO:

- ALMEIDA, Maria Celestino de. Trabalho compulsório na Amazônia: séculos XVII-XVIII. Revista Arrabaldes, n. 2, p. 101-117, 1988.

- MENEZES, Maria de Nazaré Ângelo & GUERRA, Gutemberg Armando Diniz. Exploração de Madeiras no Pará: semelhanças entre as fábricas reais do período colonial e as atuais serrarias. Cadernos de Ciência e Tecnologia, vol. 15, n. 3, p. 123-145, 1998.

TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS:

- FRANCO JÚNIOR, Hilário. Modelo e imagem: o pensamento analógico medieval. In: Anais do IV Encontro Internacional de Estudos Medievais. Belo Horizonte: PUC-MG/ABREM, 2001, p. 39-55.

CAPÍTULO DE LIVRO:

- MENEZES, Mozart Vergetti de & PAIVA, Yamê Galdino de. Ilustração, população e circuitos mercantis: a capitania da Paraíba na virada do século XVIII. In: OLIVEIRA, Carla Mary S.; GONÇALVES, Regina Célia & MENEZES, Mozart Vergetti (orgs.). Ensaios sobre a América Portuguesa. João Pessoa: Editora da UFPB, 2009, p. 161-179.

- SCHWARTZ, Stuart. O Brasil colonial – 1580-1750: as grandes lavouras e as periferias. In: BETHELL, Leslie (org.). História da América Latina. São Paulo: EDUSP; Brasília: Fundação Alexandre Gusmão, 1998, vol. 2, p. 339-421.

LIVRO:

- ARRUDA, José Jobson de Andrade. O Brasil no comércio colonial. São Paulo: Ática, 1980.

TESE/ DISSERTAÇÃO/ MONOGRAFIA:

- RIBAS, Rogério de Oliveira. Tropeirismo e escravidão: um estudo das tropas de café das lavouras de Vassouras, 1840-1888. Dissertação (Mestrado em História). Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 1989.

Todas as propostas serão submetidas à análise de um ou mais membros da Comissão Editorial para a verificação de aspectos ligados ao conteúdo, à escrita (ortografia e gramática), forma e pertinência dos temas, ANTES de serem encaminhadas aos pareceristas membros do Conselho Consultivo ou ad hoc. As propostas que não contemplarem as normas editoriais NÃO SERÃO AVALIADAS para publicação;

Para os textos em português se exige que estejam de acordo com o Novo Acordo Ortográfico, vigente em território nacional desde 2009, com todos os termos adequados à grafia e uso correntes no Brasil;

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Artigos

Política padrão de seção

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.