Foco e Escopo

OKARA: Geografia em debate é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba. São publicados trabalhos com resultados parciais e finais de pesquisa e de caráter teórico metodológico na área da geografia: artigos, ensaios críticos sobre participação em eventos científicos e trabalhos de campo, entrevistas, traduções, resenhas e resumos expandidos de dissertações defendidas no Programa.

O objetivo do processo editorial é apresentar à comunidade geográfica, em particular, e ao público em geral uma contribuição significativa na área.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos recebidos eletronicamente que estiverem de acordo com as normas da revista e que forem considerados potencialmente publicáveis por OKARA: Geografia em debate serão encaminhados pelos Editores para o os avaliadores ad-hoc.

Os avaliadores poderão recomendar aos editores a aceitação sem modificações, aceitação condicional a modificações, ou a rejeição do manuscrito. A identidade dos avaliadores não será informada aos autores e estes terão acesso às copias dos pareceres dos avaliadores. O texto encaminhado aos avaliadores não terá identificação da autoria.
Uma vez reformuladas as versões dos manuscritos iniciais serão apreciadas pelo Comitê Editorial, que poderão solicitar tantas mudanças quantas forem necessárias para a aceitação final do texto. A decisão final sobre a publicação de um manuscrito será sempre dos Editores.

O Comitê Editorial reserva-se o direito de fazer pequenas correções e/ou modificações no texto dos autores para agilizar seu processo de publicação.

No último número de todos os anos as revista serão publicados os nomes dos avaliadores que realizaram a seleção dos artigos daquele ano, sem especificar quais textos foram analisados individualmente.

Política de Acesso Livre

Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

OKARA: Geografia em debate

OKARA: Geografia em debate é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba. São publicados trabalhos com resultados parciais e finais de pesquisa e de caráter teórico metodológico na área da geografia: artigos, ensaios críticos sobre participação em eventos científicos e trabalhos de campo, entrevistas, traduções, resenhas e resumos expandidos de dissertações defendidas no Programa. O objetivo do processo editorial é apresentar à comunidade geográfica, em particular, e ao público em geral uma contribuição significativa na área.

Ficha de Avaliação de Artigos

Ficha de Avaliação

Modelo de artigo

Salvar modelo de artigo