O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (desde que não ultrapasse os 2MB)
  • Todos os endereços de URLs no texto estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos). Em caso de citação de autores, "Autor" e ano são usados na bibliografia e notas de rodapé, ao invés de Nome do autor, título do documento, etc.
  • O arquivo está dentro das normas contidas no modelo de artigo para submissão a Revista OKARA.

Diretrizes para Autores

Todas as submissões de manuscritos devem seguir as normas de publicação de ABNT, no que diz respeito ao estilo de apresentação do manuscrito e aos aspectos éticos inerentes à realização de um trabalho científico. Os manuscritos devem ser redigidos em português, acompanhados de resumo, título e palavras-chave em uma língua estrangeira, preferentemente espanhol, inglês e francês. Os textos originais deverão ser submetidos via internet mediante cadastro do autor(a) no sítio da revista (www.okara.ufpb.br). Como a revisão dos manuscritos é cega quanto à identidade dos autores, é responsabilidade dos autores verificarem que não haja elementos capazes de identificá-los em qualquer outra parte do artigo, inclusive nas propriedades do arquivo. O e-mail com os dados dos autores, não será encaminhado aos consultores ad hoc. Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva das e dos autores, não implicando, necessariamente, a concordância do Conselho Editorial; I - Passos da submissão eletrônica A submissão eletrônica de artigos segue dois passos: Passo 1: ser cadastrado no sistema como autor; Passo 2: submeter o artigo em meio eletrônico. Os autores serão comunicados imediatamente sobre o recebimento do manuscrito e poderão acompanhar o processo de editoração eletrônica utilizando seu nome de usuário e senha. II – Manuscritos Os manuscritos para submissão deverão estar em formato doc e não deverão exceder o número máximo de páginas (paginado desde o Resumo, a qual receberá número de página 1) indicado para cada tipo de manuscrito (incluindo Resumo, Abstract, Figuras, Tabelas, Anexos e Referências, além do corpo do texto), que são: Artigos (10-25 páginas): relatos de resultados parciais e finais de pesquisas originais, baseadas em investigações sistemáticas e completas. Também serão aceitos, artigos teóricos ou de revisão com análise crítica e oportuna de um corpo abrangente de investigação, relativa a assuntos de interesse para o desenvolvimento da Geografia. Ensaios sobre eventos científicos e trabalhos de campo (participação) (8-15 páginas): relatos críticos sobre a participação em eventos geográficos de caráter científico e trabalhos de campo, orientando ao leitor quanto a sua relevância Resenhas (3-5 páginas): revisão crítica de obras recém publicadas ou releituras de obras clássicas da Geografia, orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais. III. Diretrizes Gerais Papel tamanho A4 (21 x 29,7cm). Fonte: Times New Roman, tamanho 12, ao longo de todo o texto, incluindo Referências, Notas de Rodapé, Tabelas, etc. Margens: 2,5 cm em todos os lados (superior, inferior, esquerda e direita). Espaçamento: espaço 1,5 ao longo de todo o manuscrito, incluindo Folha de Rosto, Resumo, Corpo do Texto, Referências, etc. Alinhamento:esquerda e dereita. Recuo da primeira linha do parágrafo: tab = 1,25cm. Numeração das páginas: inicio de página no canto direito. Os gráficos, tabelas ou ilustrações deverão ser encaminhados com resolução mínima de 300 pixels e máxima de 500 pixels e no formato GIF, TIFF ou JPG. Endereços da Internet: Todos os endereços "URL" (links para a internet) no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) deverão estar ativos. Ordem dos elementos do manuscrito: Folha de rosto sem identificação, Resumo e Abstract, Corpo do Texto, Notas de Rodapé, Referências, Anexos, Tabelas e Figuras. Inicie cada um deles em uma nova página. IV - Elementos do manuscrito 1)Folha de rosto sem identificação: título em português (máximo 15 palavras, maiúsculas e minúsculas, centralizado) e o título em inglês, espanhol ou francês. 2)Resumos: até 250 palavras em português e outro em uma das seguintes línguas: inglês francês ou espanhol, com o título Resumo escrito centralizado na primeira linha. Ao fim do resumo, listar pelo menos três e no máximo cinco palavras-chave em português (em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula). Os resumos em inglês, francês e /ou espanhol devem ser fieis ao resumo em português, porém, não necessariamente traduções literais do mesmo. Ou seja, a tradução deve preservar o conteúdo do resumo, mas também adaptar-se ao estilo gramatical de cada língua. OKARA - Geografia em Debate tem, como procedimento padrão, fazer a revisão final dos resumos em línguas estrangeiras reservando-se o direito de corrigi-los, se necessário. Os resumos em língua estrangeira devem ser seguidos das palavras – chave. 3)Corpo do Texto: Não é necessário colocar título do manuscrito nessa página. As subseções do corpo do texto não começam cada uma em uma nova página e seus títulos devem estar em negrita. É essencial conter introdução e conclusão ou considerações finais. Os subtítulos das subseções devem estar em itálico. As palavras Figura, Tabela, Anexo que aparecerem no texto devem ser escritas com a primeira letra em maiúscula e acompanhadas do número (Figuras e Tabelas) ou letra (Anexos) ao qual se referem. Os locais sugeridos para inserção de figuras e tabelas deverão ser indicados no texto. Sublinhe palavras ou expressões que devam ser enfatizadas no texto impresso, por exemplo, "estrangeirismos", e palavras que deseje grifar. Não utilize itálico (menos onde é requerido pelas normas de publicação), negrito, marcas d'água ou outros recursos que podem tornar o texto visualmente atrativo, pois trazem problemas sérios para editoração. Dê sempre crédito aos autores e às datas de publicação de todos os estudos referidos. Todos os nomes de autores cujos trabalhos forem citados devem ser seguidos da data de publicação. Todos os estudos citados no texto devem ser listados na seção de Referências. As notas de rodapé não deverão ser usadas para referências bibliográficas, e elas deverão aparecer no final do documento. As notas, citações e referências bibliográficas deverão seguir o padrão ABNT, sendo algumas das regras gerais: - Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas. Exemplos: A ironia seria assim uma forma implicita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982). " Apesar das aparências, a descontrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]" (DERRIDA, 1967, p.293). - Especificar no texto a página, volume, tomo ou seção da fonte consultada, nas citações diretas. Estes devem seguir a data, separados por vírgula e precedidos pelo termo, que os caracteriza, de forma abreviada. Nas citações indiretas, a indicação das páginas consultadas é opcional. Exemplos: A produção de lítio começa em Searles Lake, Califórnia, em 1928 (MUMFORD, 1949, v.3, p.583). Oliveira e Leonardos (1943, p.146) dizem que a "[...] relação da série São Roque com os granitos porfiróides pequenos é muito clara." Meyer parte de uma passagem da crônica de "14 de maio", de A Semana: "Houive sol, e grande sol, naquele domingo de 1888, em que o Senado votou a lei, que a regente sancionou [...]" (ASSIS, 1994, v.3, p.583). - As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. Exemplos: Barbour (1971, p.35) descreve: "O estudo da morfologia dos terrenos [...] ativos [...]." "Não se mova, faça de conta que está morta." (CLARAC; BONNIN, 1985, p.72). Segundo Sá (1995, p.27): "[...] por meio da mesma 'arte de conversação' que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...]" - As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas. Exemplo: A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão. (NICHOLS, 1993, p. 181). - Sistema de chamada: As citações devem ser indicadas no texto por um sistema de chamada: [...] autor-data. Quando o nome da e do autor ou da instituição responsável, estiverem incluídos na sentença, indica-se a data, entre parêntese, acrescida da página, se a citação for direta. Exemplos: Em Teatro Aberto (1963) relata-se a emergência do teatro do absurdo. Segundo Morais (1955, p.32) assinala "[...] a presença de concreções de bauxita no Rio Cricon." - As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espacejamento, conforme a lista de referências. Exemplos: De acordo com Reeside (1927a). (REESIDE, 1927b) - As citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por ponto-e-vírgula, em ordem alfabética. Exemplos: Ela polariza e encaminha, sob forma de "demanda coletiva", as necessidades de todos (FONSECA, 19997; PAIVA, 1997; SILVA, 1997). Diversos autores salientam a importância do "acontecimento desencadeador" no início de um processo de aprendizagem (CROSS, 1984; KNOX, 1986; MEZIROW, 1991). 4) Notas de rodapé: Devem ser evitadas sempre que possível. Devem ser indicadas por algarismos arábicos no texto e apresentadas após o corpo do texto. O título (Notas de Rodapé) aparece centralizado na primeira linha. 5) Referências: Inicie uma nova página para a seção de Referências, com este título centralizado na primeira linha. Apenas as obras consultadas e mencionadas no texto devem aparecer nesta seção. Continue utilizando espaço 1,5 e não deixe um espaço extra entre as citações. As referências devem ser citadas em ordem alfabética pelo sobrenome dos autores, de acordo com as normas da ABNT. Em casos de referência a múltiplos estudos do mesmo autor, utilize ordem cronológica, do estudo mais antigo ao mais recente desse autor. Nomes de autores não devem ser substituídos por travessões ou traços. Regras gerais de apresentação das referências bibliográficas: O título deve ser destacado em negrito; Modelos: i. Livro: GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1988. 137p. ii. Capítulo: ROMANO, Giovanni. Imagens da Juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.) História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16. iii. Folheto: IBICT. Manual de normas de editoração do IBICT. 2. ed. Brasília, DF, 1993. 41p. iv. Dicionário: HOUAISS, Antônio (Ed.). Novo dicionário Folha. Webster´s: inglês/português, português/inglês. Co-editor Ismal Cardim. São Paulo: Folha da Manhã, 1996. v. Guia: BRASIL: roteiros turísticos. São Paulo: Folha da Manhã, 1995. 319p. vi. Manual: SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Planejamento Ambiental. Estudo de Impacto Ambiental - EIA, Relatório de Impacto Ambiental - RIMA: Manual de orientação. São Paulo, 1989. 48p. vii. Catálogo: MUSEU DA IMIGRAÇÃO (São Paulo, SP). Museu da Imigração - S. Paulo: Catálogo. São Paulo, 1997, 16p. viii. Almanaque: TORELLY, M. Almanaque para 1949: primeiro semestre ou Almanaque d'A Manhã. Ed. fac-sim. São Paulo: Studioma: Arquivo do Estado, 1991. ix. Periódico: MANSILLA, H. C. F. La controversia entre universalismo y particularismo en la filosofia de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia, Buenos Aires, v.24, n. 2, primavera 1988. COSTA, V. R. À margem da lei. Em Pauta, Rio de Janeiro, n.12, p.131-148, 1988. x. Tese ou dissertação: ARAÚJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para conhecimento do universo indígena. 1985. 102f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986. 6) Tabelas e gráficos: Devem ser elaboradas em Word (.doc) ou Excel. Cada tabela ou gráfico começa em uma página separada. A palavra Tabela ou Gráfico é alinhada à esquerda na primeira linha e seguida do número correspondente à tabela ou gráficos. Dê um espaço duplo e digite o título da tabela à esquerda. 7) Figuras: Devem ser do tipo de arquivo GIF, TIFF ou JPG com resolução mínima de 300 pixels e máxima de 500 pixels e apresentadas em uma folha em separado. A palavra Figura é alinhada à esquerda na primeira linha e seguida do número correspondente à figura. Dê um espaço duplo e digite o título da figura à esquerda. A utilização de expressões como "a Tabela acima" ou "a Figura abaixo" não devem ser utilizadas porque no processo de editoração a localização das mesmas pode ser alterada. ATENÇÃO: Todo o processo editorial da revista OKARA - Geografia em Debate é feito eletronicamente no sítio www.okara.ufpb.br. Manuscritos recebidos por correio convencional, fax, e-mail ou qualquer outra forma de envio não serão apreciados pelos editores.

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