INTRODUÇÃO DA FAVELA (Cnidoscolus Phyllacanthus) EM MEIO À CAATINGA NO NÚCLEO DE DESERTIFICAÇÃO SERIDÓ, NA SECA DE 2012

Autores

  • Josimar Araújo Medeiros E. E. Prof. Raimundo Silvino da Costa Base de Pesquisa Espaço e Sociedade (UFRN/CERES/CAMPUS DE CAICÓ)

Palavras-chave:

desertificação, seca, espécie nativa, mobilização social

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida com o plantio da favela (Cnidoscolus Phyllacanthus), em área de pastoreio, para promover a sua difusão em meio a caatinga, com fins de alimentação animal e uso humano. Esta é uma xerófita típica da caatinga com propriedades socioeconômicas muito conhecidas e forte indicação de dominância. Em 2011 foi implantado o canteiro mudas. Em abril de 2012 foi realizado o plantio de 60 mudas numa propriedade rural do município de São José do Seridó/RN. Em função do estado de seca total na região, cada planta foi irrigada por oito vezes com quatro litros de água. Na avaliação realizada no mês de abril de 2013, após a ocorrência de chuvas, 56 plantas, se encontravam vivas, demonstrando a resistência dessa xerófita às intempéries climáticas e antrópicas. Palavras-chave: desertificação; seca; espécie nativa; mobilização social

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josimar Araújo Medeiros, E. E. Prof. Raimundo Silvino da Costa Base de Pesquisa Espaço e Sociedade (UFRN/CERES/CAMPUS DE CAICÓ)

Geógrafo, Esp. em Bioeoclogia, Ms. em Engenharia sanitária

Downloads

Publicado

2014-03-09

Edição

Seção

Artigos