(DES)CONSTRUÇÃO TEÓRICA DA AGRICULTURA FAMILIAR

Autores

  • Daniel César Menêses de Carvalho Universidade Estadual do Piauí
  • Maria do Socorro Lira Monteiro Universidade Federal do Piauí - UFPI

Palavras-chave:

AGRICULTURA FAMILIAR, DESENVOLVIMENTO LOCAL, TRABALHO AGRÍCOLA, SUSTENTABILIDADE.

Resumo

Esse artigo aborda os diversos tipos de trabalho agrícola, tendo como objetivo geral caracterizar principalmente a agricultura familiar frente a outras formas reprodução da agricultura. Para tanto, o estudo organizou-se quatro itens: Primeiramente, analisa-se teórica e conceitualmente o trabalho agrícola para que assim se possa caracterizar o trabalho à luz da agricultura em pequena escala, ao passo que após expõe-se o critério de extensão das propriedades como um dos determinantes de identificação da economia natural. No último item explicita-se a convivência do minifúndio face ao capitalismo como uma reprodução campesina ímpar, seguido da conclusão. A metodologia empregada foi a de revisão bibliográfica e consulta em sítios de internet, livros e em publicações de órgãos que tratam da questão agrícola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel César Menêses de Carvalho, Universidade Estadual do Piauí

Professor Assistente I, com regime de Dedicação Exclusiva (D.E.) do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Tem graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2008), Graduação em Tecnologia em Negócios Imobiliários pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2007) e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (2011). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, multifuncionalidade, meio ambiente e conservação ambiental

Maria do Socorro Lira Monteiro, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí (1983), mestrado em Economia Rural [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é Professora Associada, Nível II, da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: valoração econômica dos recursos ambientais, cerrado e desenvolvimento sustentável, bacia hidrográfica do rio Parnaíba e mercado de terras.

Downloads

Publicado

2015-05-31

Edição

Seção

Artigos