ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E O USO DE ATLAS ESCOLARES NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Laís Chaves Nogueira da Silva Universidade Federal do Pará
  • Christian Nunes Da Silva Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Atlas Escolares, Anos Iniciais, Alfabetização Cartográfica, Ensino de Geografia.

Resumo

A expansão das novas tecnologias tem aberto um leque de opções para desenvolver trabalhos voltados para os temas relativos a cartografia dentro do contexto das salas de aula. Contudo, admitir esse avanço, não significa descartar todas as outras formas de aprendizagem utilizadas em aulas de geografia para esse fim, logo, é preciso rever como a utilização desses materiais podem ser potencializados e incluídos dentro de uma metodologia de ensino que priorize o aluno como participante ativo na construção do conhecimento dentro da escola. Nesse contexto, o presente artigo é resultado do trabalho de conclusão de curso em geografia, e tem como preocupação a análise do uso dos atlas escolares como ferramentas de ensino nas aulas de geografia, que servem como suporte na introdução de concepções e noções de cartografia. Assim, é notório que os atlas escolares como coleções de mapas precisam ser bem selecionados, critérios adequados, como forma de demonstração e aquisição de experiências que servem de embasamento ao educador que ensina geografia nos anos iniciais.

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Biografia do Autor

Laís Chaves Nogueira da Silva, Universidade Federal do Pará

Geógrafa, UFPA. Colaboradora do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA/CNPq)

Christian Nunes Da Silva, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ecologia. Pós-Doutorando em Desenvolvimento Regional no PPGMDR/UNIFAP. Professor Adjunto II da Universidade Federal do Pará. Bolsista FAPEAP/CAPES. Pesquisador do GAPTA/CNPq. Docente do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO/UFPA). Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará

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Publicado

2016-09-18

Edição

Seção

Artigos