POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO CONE SUL: CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

Autores

  • Natália Lampert Batista UFSM
  • Djulia Regina Ziemann UFSM
  • Bruno Zucuni Prina UFSM/UFFS

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2018v12n1.35713

Palavras-chave:

Crise Ambiental. Cone Sul Latino Americano. Educação Ambiental Crítica.

Resumo

A reflexão sobre a situação do Planeta e da humanidade pode soar uma mensagem repetida e exaurida pelas mídias, mas, é extremamente necessária. Assim, o presente artigo objetiva discutir a necessidade de uma Educação Ambiental Crítica voltada para o Cone Sul Latino Americano. Com base nas discussões realizadas, percebeu-se que, no contexto do Cone Sul Latino Americano, a Educação Ambiental precisa ser pensada a partir de um confronto das experiências vivenciadas pelo indivíduo com o contexto atual, mundial, local e global, a fim de tornar a abordagem totalizante ou complexa e conduzir, efetivamente, a um pensar crítico e emancipatório sobre o atual cenário ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Lampert Batista, UFSM

Licenciada em Geografia pelo Centro Universitário Franciscano, Mestra e Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e docente na rede municipal de ensino de Santa Maria.

Djulia Regina Ziemann, UFSM

Graduada em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e Mestra e Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Bruno Zucuni Prina, UFSM/UFFS

Graduado em Geoprocessamento, com Aperfeiçoamento no Programa Especial de Graduação em Formação de Professores para a Educação Profissional, Mestre e Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Técnico de Laboratório, na área de Geotecnologia e Topografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Downloads

Publicado

2018-02-25

Edição

Seção

Artigos