ETNOGEOGRAFIA POTIGUARA DA PARAÍBA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA EM ESCOLAS INDÍGENAS

Autores

  • Sidnei Felipe da Silva
  • Cristina Maria Costa Leite

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2018v12n1.38218

Resumo

O presente trabalho apresenta reflexões sobre a Etnogeografia Potiguara da Paraíba, tendo como referência a Educação Escolar Indígena. A educação indígena pode ser analisada como uma estratégia de resistência desses povos. Assim, o ensino diferenciado se coloca como um instrumento tanto político-pedagógico quanto social. A busca por uma educação escolar indígena requer mudanças em diretrizes, objetivos, currículos e programas mais adequados à realidade indígena. Além dessa mudança na estrutura pedagógica, a escola indígena é construída a partir da inter-relação entre professor, aluno, direção, lideranças e comunidade. Os povos indígenas Potiguara tem sua forma particular de educação, portanto não poderiam e nem deveriam continuar a viver subordinados a absorver os valores e os saberes da cultura dominante, sem poderem expressar a sua cultura para seu povo e para a sociedade. Daí a necessidade de uma educação escolar indígena que venha contemplar a riqueza cultural desta etnia. Os povos indígenas Potiguara habitam o litoral norte da Paraíba desde a chegada dos colonizadores europeus e possuem uma das maiores populações indígenas do Nordeste etnográfico do Brasil. A abordagem da geografia e a sua metodologia de ensino nas escolas de educação diferenciada dos Potiguara pode e deve contribuir significativamente para (re)afirmar a identidade étnica e cultural destes povos. A geografia é de suma importância também para os Potiguara, pois, ela está presente no cotidiano desses povos, seja nos rituais, na pesca, na caça, na religião, nas plantações, nas atividades domésticas e em outros momentos que constituem o processo de produção do espaço e a territorialidade desses povos. Sendo as temáticas mais significativas para a geografia e para o ensino de geografia nas aldeias Potiguara: a questão territorial, a dinâmica natural (vegetação, clima, relevo, hidrografia), a questão socioambiental e a valorização da sabedoria do seu povo. A partir dessa abordagem, acreditamos que a geografia tem como contribuir para melhorar, ampliar e valorizar o conhecimento que os índios já possuem em relação ao seu território, estabelecendo uma relação entre o ensino de geografia e o mapeamento étnico das terras indígenas potiguara como instrumentos que valorizem a identidade étnica e cultural destes povos e facilitem o ensino aprendizagem de conteúdos geográficos. O presente estudo tem como referenciais metodológicos, a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e o estudo de campo/estudo de caso. A geografia como ciência e o ensino de geografia são muito relevantes neste território, marcado pela sobreposição de terras, esse estudo busca analisar as terras indígenas Potiguara do ponto de vista geográfico visando a sua abordagem pela comunidade escolar indígena.

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Publicado

2018-02-25

Edição

Seção

Artigos