A CARTOGRAFIA ESCOLAR E A ESCALA GEOGRÁFICA NO ENSINO BÁSICO: alguns questionamentos (im)pertinentes

Autores

  • Wellington Alves Aragão

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2018v12n1.38219

Resumo

Este artigo traz uma abordagem sobre o (des)uso da Escala Geográfica no Ensino Médio. Compreendemos que a Cartografia Escolar é importante para conduzir os educandos a localizar-se no espaço geográfico e também saber como explorá-lo, além de ser um importante recurso didático-pedagógico para se fazer uma leitura crítica da realidade e dos fenômenos que se apresentam no espaço. Abordaremos também sobre como o ensino de Cartografia no Ensino Médio na escola pública pode contribuir para a familiarização da Escala Geográfica nesse nível de ensino, contribuindo direta e indiretamente no desenvolvimento de um raciocínio geográfico, permitindo uma leitura multiescalar dos fenômenos geográficos. A Geografia é a responsável por trabalhar com a Cartografia Escolar nos currículos escolares da Educação Básica, favorecendo, assim, um contato direto dos alunos com a linguagem cartográfica e suas escalas, onde eles poderão analisar diversos fenômenos físicos ou humanos que tanto podem ocorrer em escala local quanto em escala global.

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Publicado

2018-02-25

Edição

Seção

Artigos